Fetter Apóia apenas os Grandes Eventos?


De acordo com o Prefeito de Pelotas Fetter Júnior, em termos de eventos culturais, não há evento importante que não conte com o apoio e participação do governo: “Seja Fenadoce, Expofeira, Carnaval, Ffettereira do Livro, Parada Gay, Quinzena Gastronômica. A prefeitura deixou de apoiar algum evento grande?” diz Fetter…

Pois é, tais afirmativas dão o que pensar… E o apoio aos eventos pequenos, organizados por gente de pelotas que luta por um espaço na arte, na música, na cultura em geral? Estes não merecem também algum apoio financeiro para destacar-se e alavancar o próprio cidadão Pelotense, para nos orgulharmos de nossa produção cultural?

Fenadoce

De que forma foi gasto o dinheiro do apoio da prefeitura? Esta colabora com o dinheiro do contribuinte para este grande evento – que também é apoiado por grandes empresas – e o contribuinte, por sua vez, ainda paga para entrar em tal evento?
E nossos Artistas locais que lá se apresentam? Qual a razão para receberem seus cachês meses e meses após o término do evento?

Feira do Livro

Para onde vai o apoio financeiro oferecido pela Prefeitura? Mais uma vez só para os grandes? Estão beneficiando a quem? Às grandes livrarias – já bem estabelecidas na cidade? E os artistas locais? Na Fera 2009 não há certeza, e muito menos previsão para o pagamento dos cachês de tais artistas. feetre

Quando as ações começarão de baixo para cima?

Parece estar ocorrendo na gestão do governo uma hierarquia não tanto democrática… Porquê não, primeiramente, apoiar pessoas de nossa terra que querem expressar sua arte, e, depois sim, dividir o restante entre os grandes eventos – que também contam com o apoio de grandes empresas?

Pode-se concordar com o prefeito quando ele fala de um aspecto referente à cultura: “Existe muita fumaça neste tema aí que tira de foco as discussões reais.”

Fumaça há sim, mas boa parte, também do governo!

Deco Rodrigues
Isis Araújo

*Não pretendemos fazer desta matéria um abaixo-assinado; é apenas nossa visão dos fatos. O que pretendemos é apenas sugerir a discussão deste tema, e disponibilizar o e-Cult para que os pelotenses possam manifestar-se sobre o assunto, para, com isso, se possa enriquecer – e quem sabe melhorar – a política cultural de Pelotas.

Leia Também:

Resposta de Bia Araújo às declarações de Fetter Jr.

Feira do Livro: E o Cachê? Resposta

Feira do Livro: E o Cachê?

Nota da Redação: Os artigos sempre são de responsabilidade do autor, por isso são assinados e não refletem, necessariamente, a linha ou pensamento do e-Cult, nem dos profissionais que nele trabalham. Os artigos são escritos justamente para abrir discussões sobre temas importantes.