Portas e janelas abrem nova exposição na Garte – UCPel


Através de um clique, o que seria abertura a um lugar concreto dá caminho à imaginação. São portas e janelas fotografadas em diferentes lugares pelos quais o médico veterinário Luiz Paiva Carapeto já passou. Do Uruguai, subindo a Pelotas e de cá, viajando ao hemisfério norte, em Barcelona. Um hobby despretensioso que se transforma em proposta artística exposta na Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (Garte/UCPel). Puertas Y Ventanas estará na Garte no próximo dia 02, e fica em exposição até 27 de abril.

Embora não seja sua primeira participação na Galeria, Carapeto conta que não premedita projetos ou participação em exposições quando sai para fotografar. Suas motivações estão relacionadas ao interesse no objeto-alvo da lente, principalmente quando se tratam de paisagens: sejam portas e janelas ou barcos à deriva na Lagoa dos Patos – motivo de sua última exposição.

O retorno à arte da fotografia se deu há 5 anos, depois de um longo período afastado da câmera em decorrência das responsabilidades profissionais. Os 15 registros de seu último trabalho são imagens cruas, sem manipulação. Como mediações, apenas o equipamento e o olhar do fotógrafo. Ressalva apenas para uma fotografia realizada em HDR, técnica experimentada por Carapeto para valorizar as cores em todos os pontos da imagem.

O nome em espanhol da mostra faz referência ao país vizinho, o Uruguai, onde boa parte das imagens foi coletada. Barcelona entra no pacote com o registro de um dos prédios do arquiteto catalão Gaudí. E em Pelotas, o destaque fica por conta da envelhecida porta de um bar, o qual Carapeto acredita ser o mais antigo da cidade, mas onde o dono do estabelecimento não o deixa entrar para realizar o seu trabalho. “Ainda quero fotografar lá dentro”, finaliza.

A Garte funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, no Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373).