O prefeito Adolfo Antonio Fetter foi o portador de uma boa notícia, referente ao Theatro Sete de Abril, à secretária de Cultura, Annie Fernandes, em reunião ocorrida no final da manhã desta quinta-feira (21), em seu gabinete. Fetter, que esteve ontem no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, foi informado de que o PAC Cidades Históricas passará a integrar, efetivamente, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – o que antes não ocorria, apesar da nomenclatura. “Com esta mudança, os projetos de restauração de prédios históricos também receberão tratamento de prioridade e, com isso, aporte de recursos federais, que até o momento era a maior dificuldade do Iphan. De modo que a situação deve melhorar, em breve, para o nosso Theatro Sete de Abril”, salientou o prefeito. Ele aproveitou a oportunidade para reiterar que a Prefeitura está com o portfólio pronto e que o Theatro, tombado em nível nacional, é a prioridade número um do Município.
As informações foram repassadas ao prefeito por Andrey Rosenthal Schlee, diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização (Depam-Iphan), que também é pelotense. Ele disse a Fetter que a proposta de integração do PAC Cidades Históricas ao PAC está passando pelos ajustes finais e deve ser formalizada pelo governo federal nas próximas semanas. Também participou da audiência o coordenador nacional do PAC das Cidades Históricas, o arquiteto Robson Almeida.
A secretária Annie Fernandes informou o prefeito de que entre ontem e hoje (20 e 21) o arquiteto Edgar Bitencourt está finalizando o laudo técnico do telhado do Theatro Sete de Abril para que o documento esteja no Iphan Regional ainda nesta sexta-feira (22).
Fetter recorda, ainda, que o PAC Cidades Históricas é um programa bem mais ambicioso que o Monumenta, que apenas se ocupava da restauração dos prédios, propriamente ditos. “O PAC Cidades Hitsóricas contempla também toda a parte de infrastrutura dos prédios, como rede de esgotos, pavimentação nas proximidades e acessos”, destacou o prefeito.
Fonte: Joice Lima – pelotas.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.