Teve início na tarde desta segunda-feira (04), a terceira oficina de técnicas de tapeçaria, ministrada pelo artesão e artista plástico Túlio Oliver. Ao todo, cinco oficinas estão sendo oferecidas à comunidade por meio de aporte de recursos do Procultura, que financia o projeto do artesão. Hoje começou a oficina ministrada na Comunidade Trindade, localizada na Cohab Tablada.
Segundo o idealizador do projeto “Oficina de Tapeçaria Artesanal com Exposição”, a ideia central é transformar os “alunos” em multiplicadores da técnica da tapeçaria, proporcionando às comunidades a geração de emprego e renda por meio do conhecimento adquirido. Túlio explica ainda que, além das técnicas básicas, está disponibilizando aos participantes de suas oficinas o conhecimento acerca de três pontos de tapeçaria frutos de criação própria. Além das técnicas de tapeçaria, Túlio domina ainda outros fazeres artísticos, como é o caso da pintura acrílica, restauro e pintura de arte sacra, além de ser cenógrafo de balé e ópera.
As oficinas já ocorreram em comunidades localizadas no bairro Areal, Três Vendas e Getúlio Vargas. No cronograma, estão pré-agendadas, ainda, oficinas de tapeçaria na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, com início dia 11/04 e na Comunidade Santo Antônio, Paróquia Santa Terezinha, com início dia 25 deste mês. As oficinas são gratuitas e cada participante recebe um kit, contendo os materiais a serem utilizados, como lã e talagarça.
Fonte: pelotas.com.br
Fotógrafo: Rafa Marin
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.