Dar vida à imaginação, transformando simples traços em figuras de movimento e personalidade, é um dos elementos fascinantes da prática de animação. O cartunista André Macedo descobriu sua veia artística inserida nesse universo encantador de personagens e, desde então, há 19 anos, publica charges e tiras no Diário Popular. Seu trabalho rendeu inúmeros livros, periódicos, exposições e prêmios. Dono do Estúdio Laços e professor de cursos de graduação, Macedo representa o esforço da descentralização da animação no país. O pelotense foi convidado a participar do programa Animania, em que comentou sobre suas obras e o cenário atual para o desenvolvimento da profissão. A entrevista gravada no Rio de Janeiro vai ao ar nesta segunda-feira (06/08/2012), às 19h30min, na TV Brasil.
Em um bate-papo com o boneco Stillpen, André Macedo falou sobre a transição do cartoon para a animação. Uma exceção é a Vó Maneca, seu personagem mais popular, que nasceu nas tiras Kid e Dódi no caderno @dolescendo do Diário Popular e acabou ganhando auxílio da computação gráfica. A mudança para a animação foi possível porque ela é uma figura que não possui muitos movimentos.
A velhinha da pá virada também é entrevistada no programa televisivo. No segundo bloco, a Vó Maneca participa de uma divertida conversa com o boneco Magalhães. Para finalizar, o curta-metragem Melancia e coco verde, uma livre adaptação do conto de João Simões Lopes Neto, será exibido na íntegra.
Serviço
O quê: programa Animania com entrevista do cartunista André Macedo
Onde: na TV Brasil
Quando: nesta segunda-feira (06/08/2012), às 19h30min
Por: Max Cirne – maxcirne@diariopopular.com.br
Fonte: www.diariopopular.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.