Ocorre em Pelotas de 11 a 15 de setembro de 2017 o projeto Cinema Brasileiro para Educadores, que busca sensibilizar profissionais das escolas públicas da cidade para trabalhar o cinema nacional em sala de aula.
As atividades priorizam educadores, mas serão abertas à comunidade em geral. As inscrição são gratuitas e os participantes ganham certificado, podendo participar Professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior, com atuação nas áreas: Artes, Letras, História, Sociologia, Filosofia, Geografia, Pedagogia, entre outras. Estudantes também podem participar, mais informações e inscrições através da página facebook.com/cinemaparaeducadores.
O evento será realizado no Cine UFPel e no Mercado Público de Pelotas. As atividades priorizam educadores, mas serão abertas à comunidade em geral. De 11 (segunda) a 14 (quinta), das 14h às 18h, ocorrem as sessões comentadas de curtas e longas brasileiros no Cine UFPel. Para os debates, serão convidados educadores, arte-educadores, entre outros profissionais que transitam nas áreas do cinema e da educação. Na sexta dia 15, o encerramento será no largo do Mercado Público, às 19h, onde serão exibidos curtas-metragens e um longa nacional, para toda a comunidade.
A proposta busca apresentar a pluralidade do cinema brasileiro contemporâneo aos profissionais da educação, bem como expandir as possibilidades de usos do cinema dentro e fora da escola. Além disso, o projeto visa enriquecer o debate sobre o cinema nacional como ferramenta pedagógica potente, em cumprimento ao parágrafo 8º do artigo 26 da Lei 13.006: “A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado a proposta pedagógica da escola, sendo sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais”.
O evento é realizado pela parceria das produtoras Campos Neutrais e Moviola Filmes, e financiado pelo edital de eventos da Prefeitura municipal de Pelotas, através de sua Secretaria de Cultura, contando ainda com o apoio do Cine UFPel e SESC. Haverá expedição de certificado para os educadores que tiverem frequência mínima de 75% das sessões.
Como contrapartida do projeto, a produtora pelotense Moviola Filmes ainda disponibiliza suas obras Marcovaldo, O Liberdade, De Outros Carnavais e A Linha Imaginária para todos os educadores.
PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA – 11/09/2017 – 14h
Curta: Meu amigo Nietzsche / Fáusto da Silva, 2012.
Longa: Califórnia / Marina Person, 2015.
Debatedores: Cíntia Langie e Rafael Andreazza
TERÇA – 12/09/2017 – 14h
Curta: Maçã / Pedro Paulo de Andrade, 2011.
Longa: Glauco do Brasil /Zeca Brito, 2015.
Debatedores: Helene Sacco e Guilherme da Rosa
QUARTA – 13/09/2017 – 14h
Curta: Marcovaldo / Cíntia Langie e Rafael Andreazza, 2010.
Longa: Cronicamente inviável / Sérgio Bianchi, 2000.
Debatedores: Carla Ávila e Bárbara Cezano
QUINTA – 14/09/2017 – 14h
Curta: A Menina Betina / Tiago Ribeiro, 2017.
Longa: Tarja branca / Cacau Rodhen, 2014.
Debatedores: Lislaine Cansi e José Ricardo Kreutz
SEXTA – 15/09/2017 – 19h
LARGO DO MERCADO PÚBLICO
SESSÃO ESPECIAL DE ENCERRAMENTO
Filmes a serem definidos ao longo do projeto
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário