Projeto da Cia Informal de Artes Cênicas é aprovado pela Bibliotheca Pública


Divulgação:

Foi prorrogada as inscrições de alunos bolsistas para as aulas de Teatro da Cia Informal As aulas vão acontecer na Biblioteca Pública Pelotense. Os formulários para se candidatar as vagas disponíveis podem ser preenchidos até o dia 11 de abril, quinta-feira, na Biblioteca Pública ou solicitados via email no cia.iac@hotmail.com. A etapa de entrevistas para a seleção dos bolsistas vai acontecer dia 12 de abril, sexta-feira, a partir das 18h, também na Biblioteca. O inicio das aulas está marcado para começar dia 13 de abril, sábado, a partir das 14h. 

Em seu terceiro ano consecutivo de atividades, a Cia Informal de artes cênicas realizou intervenções artísticas de diversos gêneros. O grupo independente conquistou seu espaço, unindo pessoas em busca de um mesmo objetivo. Desde a sua criação, em 10 de outubro de 2010, participou de eventos voltados à comunidade, sempre evidenciando o compromisso com o social. O que começou com participações voluntárias e beneficentes se transformou em um projeto pedagógico para jovens acima de 16 anos, as quais se realizavam no espaço de arte do Ágape. Ao mesmo tempo em que o grupo se desenvolvia, observou-se a necessidade de estreitar vínculos em pontos culturais. No início de 2012, a “Hora do Faz de Conta”, projeto de incentivo a leitura já existente na Bibliotheca, voltadas ao público infantil de escolas públicas e privadas, contou com o apoio da Cia Informal. Para fomentar, ainda mais, o setor infantil foi criado a peça “Caça a Tesouro”, primeira montagem de autoria própria do grupo. Para fechar o ano de 2012, foi produzido o espetáculo denominado “Acesso Negado”, texto, também, próprio.

Em seu próximo passo, um desafio pela frente. Integrar de forma concreta o calendário de atividades da Bibliotheca Pública Pelotense do ano de 2013. O serviço aprovado continuará sendo de aulas particulares. Entretanto, tendo em vista o caráter social, público e comunitário previsto na instituição, bolsas serão disponibilizadas para membros da comunidade que estiverem interessados. A seleção dos alunos bolsistas se dará mediante cadastro antecipado de formulário e testes cênicos. Para participar deste processo não é necessário ter experiência prévia. Basta ter 16 anos ou mais e disponibilidade de horário. Andressa Bittencourt, coordenadora e co-fundadora do grupo, acredita que um novo caminho está se mostrando e que deve ser encarado com muita responsabilidade. “Eis que surge a Informal. A Informal cresce. Agora é um bebê de 3 anos. Está começando a falar e andar”, afirma Andressa.

As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 28 de março até o dia 11 de abril, na Bibliotheca Pública Pelotense. A seleção ocorre no dia 12 de abril, Sexta-Feira, às 18h, no mesmo local. As aulas acontecem, regularmente, aos sábados das 14h às 18h. O valor da matrícula, bem como a mensalidade do serviço, é de R$ 40,00 por pessoa.