Projeto Sesc Partituras disponibiliza gratuitamente na internet acervo musical brasileiro


Biblioteca virtual de música, formada exclusivamente por partituras de compositores brasileiros, disponibiliza sistema de busca e catalogação que permite a visualização e audição integral das obras.

A internet é um meio em que as distâncias são encurtadas. A partir de agora essa ferramenta passa a ser uma forte aliada de músicos, estudantes e apreciadores, democratizando o rico acervo que a música brasileira possui. Esse é o papel que o projeto Sesc Partituras quer cumprir, ao disponibilizar gratuitamente o acesso a uma biblioteca virtual de música formada exclusivamente por obras de compositores brasileiros de todas as épocas. O projeto objetiva estimular a formação de grupos de câmara e possibilitar ao público o contato com a riqueza da música escrita no Brasil.

O acervo já está disponível no site www.sesc.com.br/sescpartituras através de um sistema de catalogação e busca eficiente que permite a visualização e audição integrais de cada obra. Todo o catálogo também está disponível na íntegra para impressão.

Entre as obras estão composições raras (até então mantidas em manuscritos originais) de compositores consagrados como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico-patrimonial como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); músicas de compositores representativos de diversas regiões do país como Maurício de Oliveira (ES), Tó Teixeira (PA), Adelmo Arco Verde (PE), Fernando Cerqueira (BA) e João Rodrigues de Jesus (SE); além de obras de compositores contemporâneos de destaque no cenário nacional como Alexandre Schubert, José Orlando e Elieri Moura.

“O projeto Sesc Partituras é uma relevante contribuição para o desenvolvimento da cultura musical no País, apoiando a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro, fomentando a produção e divulgação de artistas e promovendo o acesso à música em seus diversos gêneros e estilos”, ressalta o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento.

Lançamento nacional – O Sesc Partituras foi lançado nacionalmente na noite do último sábado, 14 de abril, em 23 estados do País, por meio de concertos simultâneos. No Rio Grande do Sul, a estreia ocorreu em Montenegro, no Teatro Therezinha Petry Cardona, e contou com a apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Fundarte que tocou clássicos de Glauco Velásquez e Sergio Nogueira. O repertório apresentado consta no site do projeto.