R$ 32 milhões asseguram restauração do Theatro Sete de Abril


Foto: Deco Rodrigues

O prefeito Eduardo Leite recebeu em São João del Rei (MG), onde se encontrava, a notícia da presidente Dilma Rousseff de que Pelotas está contemplada com 32 milhões de reais. O valor é oriundo do PAC Cidades Históricas (PAC-CH) e contemplará seis projetos. O comunicado foi feito pela presidente na cidade mineira nesta terça-feira, 20 de agosto de 2013.

O montante vai viabilizar a restauração completa do Theatro Sete de Abril, a instalação do Museu da Cidade no Casarão Seis, a etapa final da restauração do Grande Hotel, a restauração dos galpões da antiga Estação da Viação Férrea, a requalificação paisagística da Praça Coronel Pedro Osório e a climatização das salas da Casa Dois.

“O anúncio é muito importante para nós”, disse Eduardo. “Com esse valor, poderemos concluir boa parte das restaurações em alguns dos principais prédios, o que dará uma valorização extra no nosso patrimônio arquitetônico, contribuirá para integrá-lo ainda mais no cotidiano da cidade e reforçará uma ferramenta poderosa de indução do desenvolvimento social, turístico e econômico da nossa terra.”

A prefeitura pleiteava recursos do PAC-CH desde o início do ano. Em fevereiro, recebeu a confirmação que estava entre as cidades contempladas pelo Plano e enviou a Brasília os projetos que indicava como preferenciais. Pelotas foi uma das 44 cidades brasileiras contempladas com recursos do PAC-CH, que distribuiu pelo país um total de R$ 1,6 bilhão.

Eduardo entregou à presidente Dilma Rousseff e à presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, exemplares do livro Sete de Abril, o Teatro do Imperador, do jornalista Klécio Santos, como um símbolo do reconhecimento da prefeitura à inclusão de Pelotas no PAC-CH e à possibilidade de restaurar completamente o teatro histórico.

Foto: Deco Rodrigues

 

Fonte: pelotas.com.br