Na noite do dia 21 de outubro, o Conservatório de Música da UFPel apresentou o recital dos Acadêmicos do Curso de Piano, no segundo dia do período de comemoração dos 50 anos de Reconhecimento dos Cursos de Canto e Piano, que contou com os acadêmicos Adrian Borges, Juliano Rech, Alexandre Noguêz, Nilton Vargas e Antônio Petrucci.
No programa de hoje, com obras para piano solo, os acadêmicos tocaram obras de Bach, Santoro, Beethoven, Chopin, Ravel, Debussy, Shostakovich e Messiaen.
Adrian tocou, de Bach, o Prelúdio e Fuga BWV881, do Cravo Bem Temperado vol. II, que transmite um clima de festa, e mostrou muita precisão rítmica.
Juliano executou, de Santoro, a Paulistana n º. 1, e de Beethoven, a Sonatina op.49 n º. 2 (1º. Movimento); na primeira obra, que passa uma serenidade incrível, nos imprime muita expressividade; e na segunda obra, com um espírito militar, exibe uma grande agilidade.
Alexandre nos apresentou obras de Chopin (Noturno op. 9 n º. 2) e Ravel (Pavane pour une infante dèfunte); na primeira, que transmite lirismo, mostra muito sentimento; e na segunda, que passa sentimentalismo, exibe uma grande expressividade.
Nilton tocou obras de Bach (Sinfonia a 3 vozes nº. 2 BWV 788), Chopin (Polonaise op. 40 nº. 2), Debussy (2 Prelúdios – “Brouillards” e “Bruyères”) e Shostakovich (Prelúdios op. 34 n º. 1, 2 e 3); na primeira obra, com clima de religiosidade, mostra muita agilidade; na segunda obra, com muito suspense, exibe força; nas obras de Debussy, em que uma se mostra como paisagem sonora, e outra tem uma suavidade incrível, ele mostra respectivamente expressividade e precisão rítmica; nos prelúdios de Shostakovich, que nos remetem ao lirismo, ele nos mostra grande memória e segurança.
Antônio executou peças de Messiaen (Prelúdios nº. 1 e 2) e Chopin (Prelúdio op. 28 nº. 2); nas primeiras obras, que nos passam lirismo e nos remetem a paisagens sonoras, exibe expressividade e harmonia; e na última obra, com clima de suspense, Petrucci nos mostra a grande gama de dinâmicas.
Parabenizo o Conservatório de Música pela iniciativa de comemorar essa data importante, e de incentivar aos seus alunos a mostrar todo o seu talento; e aproveito para convidar a todos para o recital Canções Brasileiras, com os Acadêmicos do Curso de Canto, que acontece no dia 24, às 20h, com entrada franca.
Texto e Fotos: Ana Lucia Azambuja – @anazambs
Bacharel em Piano/UFPel; Acadêmica do Curso de Música – Licenciatura/UFPel
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário