Restauração da Igreja do Porto proporciona compartilhamento de saberes


Intercâmbio entre projeto de restauro e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel reúne teoria acadêmica à propostas práticas

Uma boa vizinhança pode gerar bons frutos e até um intercâmbio em prol do conhecimento. A relação da Igreja Sagrado Coração de Jesus com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é de longa data e entre as ações dessa sintonia está o projeto em que alunos do sétimo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo se integraram ao processo de restauração da igreja. O processo começou há alguns meses com uma visita técnica à obra em curso, para posteriormente projetarem ideias de intervenções para esse patrimônio cultural, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).

Na última quarta-feira (17) seis grupos de acadêmicos apresentaram o resultado dos ensaios. Na plateia o padre Hamilton Centeno, a arquiteta Simone Neutzling, que coordena o projeto de restauração através da Perene Patrimônio Cultural, e integrantes da comunidade religiosa. O grupo de alunos é coordenado pelas professoras Daniele Luckow, Joseane da Silva Almeida e Laura Gomes Zambrano e abrange a transversalidade do conhecimento, já que envolve diferentes disciplinas em um projeto que proporciona unir teoria e prática. Para Simone, o encontro foi muito significativo, já que após 10 anos da elaboração do projeto de restauração da Paróquia é fundamental revisitar a proposta. “Tivemos uma troca muito positiva, onde compartilhamos experiências e exploramos novas possibilidades”, declarou.

A arquiteta parabenizou os alunos pela qualidade das propostas arquitetônicas e urbanas e destacou a importância da parceria com a universidade. “É uma valiosa colaboração que temos construído ao longo dos anos e que só cresce na medida em que multiplica boas experiências”, finaliza. Um dos projetos apresentados, por exemplo, sugeriu intervenções com foco no fortalecimento de laços com a comunidade. Intitulado “Ponto de sossego e encontro”, sugeriu a ampliação da calçada da igreja, o uso da área lateral com espaço para bancos, cafeteria móvel, além faixa de pedestre, ciclofaixa, piso tátil, iluminação urbana, fazendo uma integração entre o prédio da secretaria e brechó. “Pensamos em um projeto que integre e amplie essa interação social”, disse Mariana Roncato, uma das alunas.

Obras prosseguem

As obras da restauração da Igreja Sagrado Coração de Jesus prosseguem no segundo semestre. O trabalho coordenado pela Perene Patrimônio Cultural utiliza as técnicas construtivas originais. O investimento no valor de R$ 1,5 milhão é viabilizado através do apoio do Ministério Público do Estado (MPRS), patrocínio master da CMPC e patrocínios da Polisul Cerealista, Decorreias, Pra Casa Lorenzet e Arroz Brejeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC).

Redação: Gabi Mazza/Satolep Press @gabiomazza @satoleppress

Fotos: Leandro Lopes @leandroplopes

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*