Revista Ecosul mostra encantos da zona rural de Pelotas


A edição julho/agosto da revista Ecosul começa a circular hoje(18) e traz como matéria de capa os encantos da zona rural de Pelotas. As férias de julho são uma excelente oportunidade para visitar os encantos da Rota Pelotas Colonial, um conjunto de opções turísticas ideal para quem quer fugir dos percursos mais tradicionais e que fica a poucos quilômetros de Pelotas. Templos religiosos, sítios, casas históricas e até vinhedos. Ao todo, são 14 recantos, a maioria deles transformados em

atrações pelos próprios moradores. “Eles resolveram abrir suas casas e dividem com os visitantes um pouco da história local, o que agrega ainda mais riqueza afetiva ao roteiro”, ressalta a guia turística Andréa Chies, que há oito anos apresenta esse passeio.

De fácil acesso, o itinerário pode ser feito de carro, de maneira independente, ou por meio de excursões. Um bom exemplo é o Templo das Águas, propriedade da família Gottinari, que fica a 35 quilômetros do Centro, no 8º distrito. O local tem uma beleza natural impactante, perfeito para desvendar trilhas entre os bambus e relaxar ao som das inúmeras quedas d’água do Arroio Pelotas que atravessam a propriedade. “Nossa preocupação é trabalhar com um turismo que não agrida a natureza, por isso chamamos esse espaço de agrofloresta”, ressalta o proprietário, Marco Gottinari.

Ainda neste número estão em destaque as programações para o Dia do Motorista na cidade de Camaquã, previstas para final de julho, e as novidades do primeiro Festival de Inverno de Pelotas, que acontece entre os dias 3 e 12 de agosto. A campanha “Viver é o Bicho”, promovida pela Ecosul para alertar sobre a importância de manter animais longe das rodovias, também ganha evidência. Na coluna Comer Bem, a revista mostra dicas de locais onde se pode apreciar um bom café colonial na região – principalmente para quem não resiste às apetisosas cucas, sempre requisitadas nas mesas dos gaúchos. A publicação tem tiragem de 12 mil exemplares e é distribuída gratuitamente aos usuários do Polo Rodoviário de Pelotas e está disponível nos SAUS do Capão Seco (BR 392), Cristal e Retiro (BR 116).

Fonte: Gabriela Mazza – Satolep Press