A Secretaria de Cultura local,Secult, por meio de sua Diretoria de Artes Visuais abre ao público, nesta quinta-feira (10), mais três mostras, que ocuparão as Salas de Exposições mantidas pela Secult.
Na Sala de Exposições Frederico Trebbi, localizada no hall do Paço Municipal, inaugura a mostra denominada “Comemorando Pelotas”, ocasião em que o artista plástico Julio dos Anjos abre sua exposição por meio de coquetel, às 19h.
A Sala de Exposições Ináh Costa, localizada nas dependências do Centro Cultural Adail Bento Costa, recebe a mostra que, juntamente com a da Sala Frederico Trebbi, presta uma homenagem aos 200 Anos do Município. Idealizada pelo grupo “Gravadores de Rua”, a exposição traz o trabalho de 20 artistas: Airton Moreira, Ana Claudia da Rosa, Aniele Martins, Bruna Britto, Elaine Dias, Henrique Peter, Izabel Ferreira, Jane Nunes, Kelly Wendt, Luciéty Silveira, Mara Nunes, Mara Fernandes, Marta Dutra, Nauita Meireles, Michelle da Silva, Neco Tavares, Patrick Fernendes, Patrícia Guedes, Roberta Rossato, Rossana Viegas e Sônia Gamino, contando com a Coordenação de Helena Kanaan.
Segundo o titular do Departamento de Artes Visuais da Secult, Samuel Sacramento, a exposição se propõe a realizar um resgate histórico, por meio da arte, do saneamento de Pelotas. A técnica utilizada para tanto é a frotagem, que significa revelar com o grafite a imagem no papel translúcido.
O Grupo Gravadores de Rua formou-se a partir de um exercício de aula no Centro de Artes da UFPel em 2011, e ganhou novos componentes, expandindo-se da modalidade extensão para a pesquisa interdisciplinar, abarcando estudos referentes à gravura, design, urbanismo e patrimônio histórico. Nesta mostra é apresentado um levantamento artístico dessas tampas, que completam junto com os duzentos anos de Pelotas, cem anos de sua primeira criação, 1912-2012.
Na Sala Antonio Caringi, abre a mostra denominada “Narrativas de uma Destruição – Parte III, da artista Raquel Ferreira.
As mostras podem ser visitadas, de segundas a sextas-feiras, das 8h às 14h (Sala Frederico Trebbi) e das 9h às 17h (Centro Cultural Adail Bento Costa).
Fonte: pelotas.com.br
Redator: Sandra Lima
Fotógrafo: Ascom
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.