
Prédio histórico, tombado pelo Estado, recebeu o abraço da comunidade nesta primeira etapa do projeto de restauração
Uma nova perspectiva para um patrimônio que faz parte da história do Rio Grande do Sul. É desta forma que foi celebrada no domingo (30) a conclusão do salvamento da Casa dos Ministérios, em Caçapava do Sul. Construído há cerca de 200 anos, o imóvel passou por obras emergenciais que estabilizaram a sua estrutura. A iniciativa garantiu condições para que novas ações possam ser feitas futuramente visando a restauração total da edificação.
Executado pela Perene Patrimônio Cultural, sob coordenação da arquiteta Simone Neutzling, o trabalho de salvaguarda do imóvel inventariado pelo Município e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae/RS) teve investimento de R$ 600 mil. Valor destinado pela Secretaria de Cultura do Estado, via Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com patrocínio da empresa Dagoberto Barcellos e apoio de RM Distribuidora, Supermercado Minuano e Supermercado Engenho.
A primeira fase de trabalhos incluiu a elaboração de um projeto completo de restauração e o salvamento da Casa dos Ministérios. “Ainda não é uma restauração, pois a casa estava em estado tão precário que foi preciso fazer um reforço estrutural nas paredes, que tinham risco de desabamento. E também finalizamos esta semana uma cobertura provisória para proteger a edificação e se possa preservar o imóvel de mais danos. Assim, a partir do projeto de restauração elaborado, em uma segunda etapa, teremos condições de fazer a restauração propriamente dita, para que sejam retomadas as características originais”, explica Simone.

Presente à cerimônia de entrega, a secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, destacou a importância das ações de preservação e recuperação do patrimônio. “Nos orgulhamos de ver o trabalho da Secretaria da Cultura, que através das políticas públicas, contribui cada vez mais para que os municípios possam desenvolver ações como essa”, destacou.
Parte da identidade local
Durante o processo de elaboração do projeto, a equipe da Perene Patrimônio Cultural realizou simultaneamente um trabalho de pesquisa histórica e iconográfica sobre a Casa dos Ministérios. Dentre as informações levantadas, estão detalhes sobre o valor cultural e as histórias que o prédio abriga. Erguido possivelmente entre 1800 e 1839 – não há uma data específica conhecida –, o imóvel sediou o jornal O Povo, principal periódico dos Farroupilhas, além de ter servido como local de encontro para a comunidade da época, enquanto um antigo clube.
O prefeito de Caçapava do Sul, Marcelo Spode, ressaltou o contexto do projeto para o município. “É muito importante contarmos com empresas locais, abraçando esta causa essencial, que traduz a força histórica do nosso município na memória do Estado”, observou.
A relevância da casa e a expectativa pela sua restauração total ficaram evidentes ao longo do final de semana, com o envolvimento da comunidade nas atividades que marcaram a conclusão do salvamento, finalizada com um abraço coletivo. Aberto a visitas guiadas, o prédio atraiu a atenção dos moradores.

O trabalho feito
Simone Neutzling explica que, para garantir a salvaguarda da Casa dos Ministérios, houve trabalho de escoramento, colocação de cobertura provisória, limpeza e remoção de escombros do local, além da elaboração do projeto completo de restauração.
“Tudo foi documentado e divulgado para aproximar as pessoas do seu patrimônio. Tivemos também oficinas de capacitação, atividades educativas com estudantes do Ensino Médio, como oficinas, debates e visitas guiadas para promover a reflexão sobre a importância da preservação”, aponta a arquiteta.

A Satolep Press trabalha com profissionais diferenciados, atuantes no mercado gaúcho, e com ampla experiência em produção de conteúdo, fotojornalismo, projetos culturais, empresariais e coberturas jornalísticas. O time de sócios é formado por Gabi Mazza, Nauro Júnior e Vinicius Peraça.
Faça um comentário