Têm sido grandes os esforços por parte da Secretaria de Cultura do município (Secult) no sentido de tornar realidade a homenagem que o município pretende prestar à eterna miss Yolanda Pereira. Segundo o titular da pasta, Mogar Pagana Xavier, o busto que homenageará a ilustre pelotense, primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, ficará exposto no interior da Praça Cel. Pedro Osório e está sendo realizado em etapas. O trabalho original, confeccionado a partir de 40 kg de argila, foi idealizado e realizado pelo artista plástico José Antônio Alves Tavares, ex-aluno do mestre Antônio Caringi.
Tavares doou a peça oficialmente à municipalidade. Partindo de antigas fotos de Yolanda, o artista plástico esculpiu o busto, reproduzindo, nos mínimos detalhes, a expressão, os olhos, a boca e o nariz de Yolanda, detalhes que, segundo ele, deram mais trabalho. A etapa seguinte e que está sendo realizada neste momento, diz respeito à confecção do molde a ser empregado mais tarde no processo de fundição em cobre. Para a realização desta etapa a Secult, por intermédio de uma Tomada de Preços, trouxe de Porto Alegre o artista plástico Carlos Augusto da Silva (Gutê), que, com a ajuda de José Antônio, preparam a forma ou negativo da obra. Esta etapa já consumiu 4 kg de silicone, 10 kg de gesso refratário e sisal.
O artista já trabalha com esta e outras técnicas de escultura, há pelo menos 40 anos e este é seu primeiro trabalho no município. É de sua autoria a escultura localizada na sede do Senac, em Porto Alegre. Com uma larga experiência no ramo, e mais de 30 peças já confeccionadas em seu ateliê, Gutê deverá concluir esta etapa do trabalho ainda hoje.
Segundo Mogar, a terceira etapa, que diz respeito a fundição da peça será realizada no início do próximo ano, pois depende de Tomada de Preços para ser realizada.
Fonte: pelotas.com.br
Fotógrafo: Jorge Gonçalves
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.