Secult articula homenagem à Yolanda Pereira


920fb01fcf80647c061e7fad9fe6771fO Secretário de Cultura do município, Mogar Pagana Xavier, visitou na tarde desta quarta-feira (18/11/09), o atelier do artista plástico José Antônio Alves Tavares com o objetivo de conhecer a mais recente obra do artista: o busto em homenagem à eterna miss, Yolanda Pereira, primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, em 1930.

Segundo o próprio artista, que foi aluno de Antônio Caringi, a idéia de realizar o trabalho partiu de um passeio pela praça Cel. Pedro Osório. Ali ele observou que já existe um espaço (coluna) destinado a homenagear a eterna miss, faltava apenas a execução do busto. Partindo de antigas fotos de Yolanda, o artista plástico esculpiu o busto, reproduzindo, nos mínimos detalhes, a expressão, os olhos, a boca e o nariz de Yolanda, detalhes que segundo ele, deram mais trabalho.

Para a confecção da peça, o artista utilizou 40 kg de argila e um mês inteiro de trabalho. O busto mede 60 cm de altura por 37 cm de largura. O passo seguinte, e ainda mais trabalhoso é criar um molde, para que possa ser executado em bronze, mármore ou qualquer outro tipo de material.

O titular da Secult mostrou-se impressionado com a perfeição da obra, e em especial com a riqueza de detalhes e assumiu o compromisso de dar andamento no processo, pois a obra será doada pelo artista à municipalidade, porém existem custos de preparação de um molde, custo esse, bancado pela Secult.

Este foi o primeiro contato entre o artista e a Secretaria de Cultura do município. Outros encontros deverão ser posteriormente agendados, no sentido de discutir trâmites legais, como é o caso dos direitos autorais do artista, documentação referente à doação e outros.

Fonte: pelotas.com.br
Fotógrafo: Rafael Amaral