A Secretaria de Cultura do município (Secult) programou para o dia 26 deste mês o lançamento de duas publicações didáticas focadas na Educação Patrimonial. A cerimônia oficial de lançamento das obras será no Salão Nobre do Paço Municipal, às 10h, e deverá reunir professores das redes públicas municipal e estadual e escolas particulares, além de pedagogos, alunos, diretores de escolas e autoridades.
Os livros didáticos são resultado de um trabalho desenvolvido pela Secult, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), que buscou contemplar, na elaboração dos dois volumes, o patrimônio histórico do município. As duas publicações são voltadas ao Ensino Fundamental, sendo um deles específico para as séries iniciais e o outro para séries finais. Ao todo, mais de sete mil exemplares serão distribuídos nas bibliotecas das escolas do município.
A elaboração dos exemplares foi feita por equipe formada por quatro técnicos da Secult e sete pedagogos da SME. Os textos são de responsabilidade de Lélia Caetano, Consultora do Programa Monumenta.
– Educando a meninada com foco no patrimônio teremos uma nova geração conhecedora de sua história e de seus valores e, com isso, ganhando o conhecimento necessário para identificar e preservar este patrimônio – disse o secretário de Cultura, Mogar Xavier.
Após o lançamento oficial dos livros didáticos a Secult e a SME devem realizar uma oficina para docentes, tanto da zona urbana como rural, onde eles aprenderão como trabalhar em sala de aula com o material recebido.
Leia na integra no ClicRBSPelotas
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.