Os cavalos sempre fizeram parte da vida do acadêmico de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Bruno Schuch. Filho de pecuarista, criado em Jaguarão, costumava conviver intensamente com os animais. Essa importante relação ficou marcada, não só em sua história, mas também em uma tatuagem de um cavalo no pulso esquerdo. Desde março do ano passado as memórias de uma infância campestre vêm ganhando vida através de pinturas em acrílico. Arte que o autor compartilha em exposição denominada Aloumiño, na Galeria de Arte da UCPel, de 27 de fevereiro a 23 de março.
Os dez quadros em exposição são suas primeiras aventuras na técnica em acrílico, mas desde a pré-escola Bruno brinca de fazer arte. Também já experimentou aquarela e outras técnicas, sempre como hobby. Essa mostra representa sua iniciação no mundo das galerias de arte. Todas as telas, no entanto, são de acervo e não estão à venda. “Nunca vendi um quadro. Até então, sempre pintei pra mim”, disse. Mas, o artista se dispõe a trabalhar sob encomenda pelo telefone 8414.3719 ou pelo e-mail brunoschuch@gmail.com.
Em suas obras, Bruno brinca com as cores, o preto e branco, as formas e as linhas. As telas são caracterizadas por uma simplicidade em seus traços, mas grande sinceridade em sua mensagem. Céus azuis e cor de rosa, cavalos brancos e borboletas revisitam um período marcado pelo entusiasmo pela expressão artística. As molduras das telas são feitas artesanalmente, com papel machê, folhas secas, cascas e galhos de árvores. O reaproveitamento do autor é duplo: pela temática campestre e pela reutilização de materiais orgânicos. O arremate vem com a colorização, feita com café.
A Garte fica no saguão do Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373), aberta das 8h às 22h.
Fonte: ucpel.tche.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.