Concerto de encerramento acontece às 21h, no Parque Dom Antônio Zattera.
O IV Festival Internacional Sesc de Música chega ao final nesta-sexta feira (31/1), às 21h, com o Concerto de Encerramento, no Parque Dom Antônio Zattera. Subirão ao palco cerca de 180 músicos da Orquestra Acadêmica do Festival e do Coral do Festival. A regência é do maestro e diretor artístico do evento, Evandro Matté, e o programa contará com Dimitri Shostakovich – Festival Overture; Rimsky Korsakov-Capricho Espanhol; Ronaldo Miranda- Celebrare; Bizet- Ópera Carmen em Concerto.
Durante 13 dias, Pelotas foi palco de grandes concertos. Foram dez espetáculos no Theatro Guarany, 13 apresentações dentro do projeto Festival na Comunidade, duas intervenções em ônibus de linha, oito Recitais de Alunos, nove Música de Câmara e diversos espetáculos ao ar livre. Neste ano, o nível técnico foi elevado e o Festival contou com a participação de alunos de 18 Estados brasileiros, além de integrantes da Colômbia, Argentina, Venezuela, Equador e Uruguai. Em relação aos professores, o evento teve a presença de 12 países além do Brasil: Portugal, Argentina, Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França, Israel, Uruguai, Holanda, Canadá e República Sérvia.
O evento também foi marcado pela emoção. O público se encantou com os 46 jovens da Orquestra de Matais Lyra, de Tatuí/SP, com a ópera “A Flauta Mágica”, com a Polyphonia Khronus e com as apresentações na Biblioteca e nos demais espaços públicos. Além disso, muitos espetáculos que aconteceram no Theatro Guarany invadiram a rua Lobo da Costa, momentos de pura interação entre músicos e plateia.
A grande novidade nesta edição é a realização de um Flash Mob, 17h30, na Esquina Café Aquarius, com a participação de cerca de 200 músicos executando a 9ª Sinfonia de Beethoven.
A boa notícia foi dada ainda no início do Festival O diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, destacou que o evento vem ao encontro da missão da entidade, que é propiciar o bem-estar, e garantiu que o Festival não sairá mais de Pelotas e que espera que no próximo ano seja ainda maior. Dalla Vecchia reforçou o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Empresa Embaixador, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos e Ospa. O anúncio foi comemorado pelo público e pelo prefeito Eduardo Leite, que pretende realizar mais melhorias no Centro Histórico para receber a quinta edição do evento, em 2015.
Fonte: Jornalismo Sesc
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.