Um prédio histórico de Pelotas, tombado como patrimônio do Município, poderá ganhar vida nova em breve.
Há interesse, por parte da iniciativa privada, de transformar o Theatro Avenida – fundado em julho de 1927 e localizado na avenida Bento Gonçalves –, em um cinema cultural, com espaço de convivência e três salas para exibição de produções fora do circuito comercial.
A notícia foi dada nessa quinta-feira (29), durante reunião realizada no gabinete da prefeita Paula Mascarenhas, quando representantes do Guion Center Cinemas, de Porto Alegre, anunciaram a intenção de locar o antigo prédio e transformá-lo em um espaço de cultura.
“O Avenida merece essa atenção. É um prédio histórico, que já foi palco de muita cultura e agora vai ganhar nova vida, voltando a entrar na cena cultural de Pelotas, que hoje está efervescente”.
Segundo um dos representantes do projeto, o empresário Henrique de Freitas Lima, a ideia é transformar o antigo Theatro em um centro cultural. Para isso, o Guion Cinemas pretende alugar o prédio por dez anos, com carência de dois anos para começar a operar.
A princípio, serão estruturadas três salas, sendo que uma poderá ser usada para eventos. Henrique explica ainda que não há o propósito de concorrer com os cinemas já existentes na cidade. Por isso, a casa de exibição será voltada a mostras de filmes fora do circuito comercial. “Tem muito espaço para isso em Pelotas. Quem gosta de cultura, curte filmes que muitas vezes não passam no cinema convencional, então ver o Avenida ganhar essa missão é muito gratificante e combina muito com o atual cenário pelotense”, disse o secretário da Cultura, Giorgio Ronna.
Filme Zoravia
Henrique de Freitas Lima aproveitou a vinda a Pelotas para divulgar o filme Zoravia – escrito, produzido e dirigido por ele. O longa-metragem conta a história da artista visual Zoravia Bettiol e será exibido no CineArt, no Shopping Calçadão, a partir das 20h30min.
Texto: Daiane Santos
Fonte: pelotas.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário