No final da tarde desta quarta-feira (05), ocorreu a assinatura do convênio entre a Prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para execução das obras da primeira etapa de Restauro do Theatro Sete de Abril, que contempla a Cobertura do Theatro. O ato foi formalizado com as assinaturas do prefeito Adolfo Antonio Fetter e da superintendente do Iphan, Ana Meira.
O prefeito Fetter recebeu a confirmação, por parte do Iphan, da geração do empenho no valor de R$ 1.349.944,87, no dia 09 de novembro, relativo ao convênio número 774900/2012, proposta nº 044660/2012. Os documentos necessários foram protocolados, pelo chefe do executuivo, no dia (07), no Iphan, em Porto Alegre, obtendo no dia seguinte (08), parecer técnico favorável ao projeto e à aprovação final do Plano de Trabalho para a realização desta primeira etapa da obra.
Também estiveram presentes ao ato de assinatura, o vice-prefeito, Fabrício Tavares, o prefeito eleito, Eduardo Leite, sua vice, Paula Mascarenhas, a secretária da Cultura, Annie Fernandes, e representando o Conselho Municipal de Cultura (Concult), Beatriz Araújo.
“É uma grande alegria encerrar o mandato com esta assinatura, já que estamos concluindo o que foi acordado com o Iphan. Cada um fez o seu papel, a primeira está garantida e as outras etapas aprovadas. É um herança que deixamos, e o futuro governo terá todas condições para dar encaminhamento a esta parceria e assim cumprir 100% do que estamos assinando hoje”, ressaltou o prefeito. Fetter lembrou que não é fácil fazer um processo de restauro, como o do Theatro Sete Abril, que exige um projeto detalhado, perfeito, que modernize a obra, seja na acústica, na climatização.
Para Annie, o dever foi cumprido, o trabalho transcorreu de forma tranquila, e disse que ao assumir o processo em andamento realizou adaptações, escolhidas juntamente com o Iphan, necessárias para um novo caminho. “Foi realizado um diagnóstico para cobertura existente, depois então partimos para o restauro, conseguindo seguir os princípios dele, com técnicas construtivas de origem, preservando a história do prédio, e a qualidade técnica do Theatro”, finalizou.
“Estamos felizes porque garantimos a execução da obra da cobertura do prédio, primeira etapa de uma grande obra de tantas outras realizadas pelo Monumenta”, disse Ana, acrescentando que o Sete de Abril é um Theatro que orgulha o Rio Grande de Sul, que representa a identidade de Pelotas frente ao país e as condições deste projeto vão garantir as características acústica e ornamentais do Theatro.
Fonte: pelotas.com.br
Redator(a): André Cunha MTB: 13.975
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.