O novo trapiche do Laranjal será aberto ao público no dia 1º de setembro, um sábado, ao meio-dia. A obra foi feita pelo Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região e será administrado pelo Valverde Praia Clube, em uma parceria que será oficializada com a Prefeitura.
O trapiche terá 530 metros. No percurso, a cada 75 metros, haverá uma área com assentos de madeira para descanso e de contemplação da paisagem. E também há uma casa de 30m² para proteger os visitantes em caso de chuvas ou intempéries.
A inauguração estava prevista para o dia 19, porém, será necessário mais alguns dias, já que precisará de uma guarita, para o guarda da noite, que será designado para evitar vandalismo.
Com o convênio, a Prefeitura deve se responsabilizar pela segurança durante a noite, quando, inicialmente, não haverá acesso ao local. Durante o dia o acesso para turismo será gratuito, mas para quem desejar pescar deve haver uma taxa, que será utilizada para a manutenção do local, que será de responsabilidade do Clube.
De acordo com o presidente do Sinduscon e responsável técnico pela obra, Jacques Adolphe Reydams, será permitida a permanência de até 150 pessoas simultaneamente, desde que seguidas as normas técnicas de engenharia, ou seja, as pessoas não poderão ficar aglomeradas no mesmo ponto, para não ameaçar a estabilidade da estrutura, e a segurança dos usuários.
Além da segurança noturna, a Prefeitura deve assinar um convênio com o Clube para viabilizar a iluminação, já que o trapiche não poderá ser liberado à noite sem a iluminação adequada.
O prefeito pediu que o Sinduscon e o Valverde elaborem uma proposta de convênio, já que o trapiche é de interesse público, para atividades de lazer da população local e de turistas.
Participaram também da reunião o secretário de Segurança, Transporte Trânsito (SSTT), Flávio Gastaud; de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Aline Fernandes dos Santos; e os representantes do Clube, Claúdio Montanelli e Sérgio Almeida.
Fonte: pelotas.com.br
Redator: Alessandra Meirelles 10052
Foto: Rafa Marin
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.