A comunidade pelotense tem até esta sexta-feira (30) para apreciar as mostras que ocupam as três Salas de Exposições mantidas pela Secult.
Na Sala de Exposições Frederico Trebbi, situada no hall do Paço Municipal está a mostra alusiva à Ponte do Guaíba. A exposição conta com a realização do SESC e tem a curadoria da arquiteta Beatriz Blay e do museólogo Jose Luiz Hernandez Alfonso.
Ao apreciar a exposição, a comunidade poderá conhecer um pouco da história da ponte, um dos principais símbolos da identidade de Porto Alegre e do Estado, bem como conhecer a tecnologia por meio da qual foi construída. A Ponte do Guaíba, como ficou conhecida a primeira das quatro pontes que compõem a Travessia Régis Bittencourt, foi inaugurada em 28 de dezembro de 1958 e tornou-se um dos símbolos de Porto Alegre e orgulho para os gaúchos.
Segundo o diretor de Artes Visuais da Secult, Samuel Sacramento, a exposição tem caráter itinerante e já visitou diversos municípios, como é o caso de Porto Alegre, Tapes, Guaíba, Camaquã, Santo Ângelo, Santa Maria, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres, devendo deslocar-se a seguir para os municípios de Rio Grande e Jaguarão. A mostra é composta de painéis, vídeos, modelo interativo realizado pelo Atelier de Brinquedos Científicos e Educativos e a escultura feita pela artista plástica Ana Aita, que participou do Cow Parade de Porto Alegre, em 2010.
“Olhares Através do Tempo IV” é a mostra que ocupa as salas Antônio Caringi e Adail Bento Costa e que tem período de visitação previsto para ocorrer até o dia 30 deste mês, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A exposição é composta por nove artistas que atuaram ou que ainda atuam no município, contribuindo, dessa maneira, para o desenvolvimento artístico e cultural das artes visuais em Pelotas e no Rio Grande do Sul. Na Sala Antônio Caringi estão expostas as fotografias em preto e branco da artista Liane Neves e as pinturas em azulejo da artista plástica Celey. Na Sala Inah Costa, a comunidade poderá apreciar os trabalhos em pintura dos artistas plásticos Cesar Brito, Débora Mirenda, Sonja Freitas, Delfina Reis e Ewando Told, além do desenho digital de Inês Rosenthal e as xilogravuras de Heloísa Diana.
Fonte: pelotas.com.br
Redator: Sandra Lima
Foto: Rafa Marin
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.