Neste sábado, a partir das 10h, simultaneamente à abertura ao público da Feira do Livro, a comunidade pelotense terá a oportunidade de apreciar a arquitetura do Grande Hotel sob outro ângulo. A programação, por meio de equipamentos fixos ao chão e que geram imagens em terceira dimensão, acontece numa promoção do Curso de Especialização em Gráfica Digital da Universidade Federal de Pelotas e consiste na fixação do equipamento ao piso da Praça Cel. Pedro Osório, na alameda que dá acesso ao Grande Hotel. Ao pisar no equipamento, a comunidade poderá apreciar detalhes da cúpula do prédio, de maneira mais visível e mais próxima, dando a ilusão de estar tocando o prédio, poder sentar sobre a cúpula, utilizá-la como um chapéu ou de outras maneiras mais lúdicas.
A técnica, mais conhecida como “Trompe L’oeil”, ou “enganar os olhos”, foi bastante utilizada durante o período da Renascença e bastante comum na decoração de tetos de igrejas, onde a pintura mesclava-se à arquitetura, dando sensação de profundidade e com representações, que vistas de determinado ângulo, conferiam àquele espaço um caráter divino.
A programação acontece com apoio da Secretaria de Cultura local e a escolha do Grande Hotel para a realização do Projeto deve-se ao fato do imenso valor artístico e cultural que o prédio abriga e por este reunir diversas formas geométricas de certa complexidade, o que promove o aprendizado em representação gráfica digital.
Fonte: pelotas.com.br
Fotógrafo: Rafael Amaral
____________________________________________________________________
!- e-Cult Pelotas/RS Você também pode participar! Veja como é fácil.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.