Um profissional para chamar de seu: contrate o arquiteto ideal


Arquiteto

Como escolher o arquiteto que tornará tangível o seu sonho de casa ideal, de um espaço de trabalho inspirador, de um comércio de sucesso?

Como encontrar este profissional?

Vamos partir do princípio de que todos são qualificados e possuem conhecimento técnico, afinal a faculdade de arquitetura é reconhecidamente exigente, considerado um dos mais difíceis de cursar, por isso não vou falar aqui de hard skills. Quero focar nas habilidades pessoais, que são únicas, que nos fazem indivíduos. Enfim, vou valorizar as soft skills, pois justo elas nos diferenciam como pessoas e consequentemente como profissionais.

Vejo no mundo profissional, claramente, dois tipos de arquitetos e quero dizer que ambos estão corretos, mas se você está pensando em contratar um tem que observar estas características e diferenças para fazer a melhor escolha.

Existe o arquiteto que desenvolveu uma marca registrada, que possui um estilo definido. Como perceber isto? Fácil! Quando reconhecemos pela cidade prédios que associamos a este profissional. Ele segue tendências atuais, entende de técnicas de construções contemporâneas, sabe tudo sobre os novos materiais de construção. Ele é fiel ao modelo que hoje se mostra eficiente, acompanha a evolução da maneira de habitar. Se observarmos, praticamente todas as suas obras têm o mesmo conceito. Então, se você gosta do que ele faz, este é o profissional certo.

O outro arquiteto é o profissional que vai tentar reconhecer no cliente seu jeito pessoal de ser e de viver, e vai projetar uma casa com as características físicas e emocionais com as quais o cliente tenha uma maior identificação. Trata-se de uma pessoa que, mesmo tendo sua preferência particular sobre forma e função na arquitetura, vai somar o seu conhecimento técnico, sua experiência de vida, com a expectativa estética e com o modo de viver do cliente, criando assim um espaço único e personalizado, sendo este particular ou profissional.

Vou exemplificar a situação de uma forma bem caricata: vamos imaginar que o Niemeyer está vivo e você sonha em contratá-lo para fazer sua casa de madeira avarandada num estilo romântico. Gente, não vai funcionar! O cara era conhecido pelas formas sinuosas que imprimia no concreto, reconhecido como um dos maiores arquitetos modernistas do mundo. Você vai se frustrar e o profissional também. Melhor ainda, vou contar uma situação real: uma conhecida contratou um arquiteto local para fazer sua casa e veio reclamar do resultado: “Ahh, eu queria uma casa provençal.” Querida, o portfólio palpável
deste profissional é todo com projetos contemporâneos, que aliás admiro muito, por que contrataste justo ele se querias algo tão diferente do que ele faz?

Caro leitor, os profissionais carregam, junto com seu conhecimento técnico, suas experiências de vida e um repertório de preferências inerentes. Por mais que façamos escolhas embasadas em conhecimento científico, não conseguimos exilar dentro da mente nossas predileções de estilo e gosto, sejam estas na música, cinema, comida, decoração, etc. Porém, existe quem não abra mão do seu conceito de composição material perfeito e há quem componha técnica e gosto pessoal com o estilo do cliente, mesmo quando isso signifique que o resultado estético final não seja uma forma irretocável para o arquiteto, que ele tenha que “negociar” com o cliente alguns elementos arquitetônicos ou materiais de revestimento, concebendo assim uma arquitetura feita a mais de duas mãos.

A dica final: lembre-se que além da forma de criar, de projetar, existe o relacionamento, e que este vai além da educação e da ética. Acredito em empatia, em energia, naquele velho papo do santo de um bater com o santo do outro… Para mim isso faz a diferença e espero que para você também!

Agora vai lá, faça a sua pesquisa e boa escolha!!!!!

Agora vai lá, faça a sua pesquisa e dê um match com o arquiteto ideal para
você!!!

Leia também: Neuroarquitetura: espaços que promovem a saúde e o bem-estar físico e mental

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*