Colhi do jardim, é ótima a sensação de colher algo do seu próprio jardim! Foi minha mãe que observou a flor daquela folhagem e eu nem tinha me dado conta, já nem lembrava quando coloquei na terra um pedaço de gengibre, esperando que brotasse. E brotou. Foi fácil tirar da terra, já estava quase todo do lado de fora e bastou mexer um pouco pra ele sair inteirinho.
Há meses atrás, fiquei rouca, muito rouca, até ficar completamente sem voz. Não sou muito de remédios e tenho uma tendência a chás e produtos naturais. Comecei tomando gotas de própolis (que é super amargo…), mel, chá de hortelã, mas não estava adiantando. No jardim do meu apartamento em Minas, que é um jardim suspenso, já deu tomate e maracujá. Do maracujá conto pra vocês depois que foi muito bacana, hoje quero mesmo é falar do gengibre, esta raiz. Um rizoma que é hiperbenéfico pra saúde e me livrou da rouquidão. Morando aqui em Pelotas consigo comprar com facilidade e bom preço nas feiras livres dos bairros e também na Feira da Av. Bento as quintas e sábados pela manhã. E pelo clima frio daqui, aconselho a todos manter um generoso naco de gengibre na cozinha de casa!
Fiz primeiro um chá, que é perfumadíssimo! Depois fui comendo pequenos pedaços durante dois dias seguidos. Curei minha rouquidão! Segue a receita do chá: Ferver 2 pedaços pequenos de raiz fresca de gengibre em meio litro de água, durante 10 minutos em fogo baixo. Deixe descansar tampado uns dois minutinhos e ao servir, adoçar com uma colher de mel. Quer dar ainda mais sabor ao chá? Acrescente três cravos da índia e um pedaço de canela em pau. Humm…é maravilhoso!
Olha só a quantidade de benefícios do gengibre: é anti-inflamatório, antioxidante, ajuda a tratar enjoos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares, é auxiliar no emagrecimento, para tratar flatulências e impedir a formação de gases. Bom para combater constipações e resfriados. Isso eu garanto!
As propriedades estimulantes do gengibre devem-se à vitamina B3, B6 que alivia sintomas de tensão pré-menstrual e a vitamina C que ajuda a proteger as gengivas e a defender o organismo dos radicais livres. Quer mais?
O gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante e acredita-se também que possua poder afrodisíaco. Suas propriedades afrodisíacas e estimulantes são conhecidas há séculos. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sanguínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Além disso, o óleo de gengibre também é utilizado para massagear o abdômen, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. Uau…
Bora lá, comer gengibre, gente!
Colaboração: June Martino
memoriaculinaria.blogspot.com
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário