Violação do Retrato, no Corredor Arte em Pelotas


O Corredor Arte do Hospital Escola UFPel/FAU recebe pela segunda vez o trabalho da artista Marina Guedes.

A exposição Violação do Retrato é composta por desenhos em pequenas dimensões que fazem parte do projeto final de graduação da artista. Para compor esta série, Marina utilizou as técnicas lápis aquarelável e pastel oleoso e óleo sobre papel. As obras representam retratos das atrizes do cinema antigo. “Meus trabalhos trazem questões de memória. Considero estes trabalhos importantes porque mostram o início do início – de uma trajetória que está começando”, fala.

Graduada em pintura pela UFPel e mestranda em Poéticas Visuais na UFRGS, Marina garante que a paixão por arte iniciou quando pequena e de lá pra cá só aumentou. “Acho que me envolver com arte é uma questão de necessidade. Não tenho capacidade para fazer outra coisa”, comenta. “Arte é instrumento de pensamento. É trabalho, mas também é maneira de viver. Devemos reconhecer que a vida sem arte seria nada”, reflete.

Sobre expor no Corredor Arte, Marina conta que é um prazer voltar ao espaço para apresentar seu trabalho. “Mais uma vez, sinto uma grande alegria em expor neste espaço. Acho sempre uma iniciativa louvável e acredito na arte como um amparo aos que necessitam”, fala. “Expor em um hospital é uma ótima oportunidade. Levar arte para pessoas é algo que amo. Acredito na arte como uma força transformadora, basta o observador querer. As coisas estão no mundo para serem vistas e absorvidas”, completa.

A exposição Violação do Retrato pode ser visitada até o dia 26 de agosto, no Corredor Arte, que fica na Rua Professor Araújo, 538. A entrada é gratuita.