Uma Aula Inaugural de respeito. É isso que vai ter o novo Bacharelado em Música Popular do Instituto de Artes da UFRGS (IA). O evento ocorre na próxima quarta-feira, dia 11 de abril, com a presença do cantor e compositor Vitor Ramil. O convidado falará sobre o ato de compor canções, opções estéticas e carreira. A mediação será do professor Celso Loureiro Chaves do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música do IA.
Aos 18 anos, Vitor Ramil gravou seu primeiro disco Estrela, Estrela, com a presença de músicos e arranjadores como Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Luis Avellar, e das cantoras Zizi Possi e Tetê Espíndola. Em seguida lançou o experimental A paixão de V segundo ele próprio produzido por Kleiton e Kledir, partiu para uma temporada no Rio de Janeiro, onde trabalhou com Nico Assumpção, Hélio Delmiro, Márcio Montarroyos, Leo Gandelman, Carlos Bala, entre outros. Com Tambong, gravado em Buenos Aires, esteve ao lado de Pedro Aznar, Santiago Vazquez, Lenine, Chico César e João Barone. Já teve composições gravadas pela argentina Mercedes Sosa e contou com o uruguaio Jorge Drexler como parceiro, tendo apresentado seu trabalho na Europa e desenvolvido ideias sobre o que chama de Estética do Frio.
A aula inaugural começa às 19 horas, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro)., tem entrada franca e está aberta a toda comunidade.
via UFRGS / facool.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.