Um programa especial reunindo 18 atrações musicais e convidados em entrevistas está sendo produzido pela plataforma Cubo Play. O Festival 100 Grandes Álbuns, que será veiculado nos dias 19 e 20 de setembro a partir das 19h, marca o lançamento do livro 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho, que chega às livrarias em novembro.
A publicação, idealizada pelo jornalista Cristiano Bastos e o diretor de arte Rafael Conny, reúne resenhas, fotos e ilustrações, fatos e curiosidades sobre 100 discos de rock e suas vertentes, lançados durante os últimos 50 anos no Rio Grande do Sul, que foram eleitos por uma curadoria formada por personalidades, dentre músicos, produtores, radialistas e jornalistas ligados à arte e cultura, apontando cada um, seus 100 discos mais significativos. Além da lista resultante desta seleção, a publicação conta com capítulos especiais sobre produção feminina, discos e singles lançados durante a pandemia e uma série de álbuns “hour concours”, que contarão com textos especiais.
O programa especial, uma criação da jornalista Bruna Paulin, que também comanda as entrevistas e apresenta a atração, com direção de Claudio Fagundes, foi gravado nos estúdios da Cubo Filmes em Porto Alegre. O festival conta com a participação de Adriana Deffenti, Arthur de Faria e Seu Conjunto, Bife Simples & as Guarnições Mais Preza, Cláudio Heinz, Comunidade Nin-Jitsu, Edu Meirelles, Fantomaticos, Hard Blues Trio, Hique Gomez, Irmãos Rocha!, Izmália, Julio Reny, Luciano Leães, Os Eles, Os Torto, Plato Divorak, Projeto Shaun e Santo Suzuki.
“Ao propor a ideia para o Cristiano e o Rafael, logo pensamos em mesclar nomes de diversos estilos e momentos da nossa produção musical local, incluindo por exemplo, bandas jovens como Projeto Shaun, grupo com três anos de existência, e colocando ao lado de nomes consagrados como Julio Reny e bandas longevas como Os Eles e Comunidade Nin Jitsu. Nem todas as atrações que estão participando do evento integram a lista dos 100, a ideia era misturar mesmo”, revela Bruna.
Grupos como Arthur de Faria e seu Conjunto, que não tocavam há mais de cinco anos, se animaram com o convite e se reunirão para o evento. “Não existe retorno melhor para a produção do que saber que artistas que não se apresentam juntos há tanto tempo resolveram tocar juntos novamente”. De acordo com Bastos, “O Festival 100 Grandes Álbuns, que nasceu da ideia de um livro e desdobrou-se em inúmeros shows, de bandas e artistas, de várias ‘matrizes e matizes’ sonoras, mostra apenas a pujança de uma cena de música pop e jovem, do Rio Grande do Sul, que, apesar dos dias pandêmicos que vivemos, continua viva e atuante. Teríamos atrações para mais de uma edição do festival certo, que esperamos, com o sucesso desta, tenhamos muitas outras pela frente”.
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Costurando os números musicais serão apresentados trechos de entrevistas com pesquisadores, jornalistas, músicos e outras personalidades da área, como Juarez Fonseca, Bento Araújo, Fernanda Chemale, Biba Meira, Mauro Borba e Frank Jorge, entre outros. “A ideia é que eles comentem sobre álbuns que integram a lista dos 100 e tragam relatos de episódios bacanas sobre bastidores”, afirma a comunicadora. Os criadores do livro, Bastos e Conny, também trarão seu relato sobre a produção da publicação. Após a veiculação do especial, será possível conferir gratuitamente as entrevistas na íntegra pelo podcast da plataforma.
“O Festival 100 Grandes Álbuns foi uma grande sacada, uma ideia que pintou de um convite feito pela Bruna, junto com a Cubo Play, e que deu uma bela movimentada na cena desse tal róque gaúcho, reunindo nomes de diversas gerações. Além de proporcionar ao público assistir a pocket shows e entrevistas, o festival também tem o objetivo de divulgar o livro nestas últimas semanas de pré-venda ante de entrar na gráfica, bem como monetizar de alguma forma os envolvidos, sejam artistas, produtores e técnicos, contando com uma estrutura profissional e preparada para grandes transmissões online, enquanto ainda não podemos estar juntos presencialmente”, declara Conny.
Os ingressos estão à venda pelo site http://cuboplay.com.br/100-
Festival 100 Grandes Álbuns
Dias 19 e 20 de setembro, 19h, pela www.cuboplay.com.br
Concepção, produção, apresentação e entrevistas: Bruna Paulin
Direção: Claudio Fagundes
Curadoria: Bruna Paulin, Cristiano Bastos e Rafael Conny
Arte: Rafael Conny
Realização: Cubo Play e 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho
INGRESSOS
Primeiro lote (até 03/09):
Passaporte – 20,00
Por dia 15,00
Segundo lote (até 15/09):
Passaporte – 30,00
Por dia 20,00
Terceiro lote
Passaporte R$ 50,00
Por dia 30,00
Atrações (ordem de exibição a confirmar):
19 de setembro
Bife Simples & as guarnições mais preza
Claudio Heinz
Edu Meirelles
Hard Blues Trio
Hique Gomez
Julio Reny
Os Torto
Santo Suzuki
20 de setembro
Adriana Deffenti
Arthur de Faria & seu conjunto
Comunidade Nin Jitsu
Fantomaticos
Irmãos Rocha!
Izmália
Luciano Leães
Os Eles
Plato Divorak
Projeto Shaun
Sobre a Cubo Play
A Cubo Play oferece conteúdos de entretenimento on-line com transmissões ao vivo e diversas opções de programas para consumo on demand. São shows musicais, eventos culturais e de esporte nas suas mais variadas formas, além de conteúdos como entrevistas, podcasts e debates.
Com 100 dias de existência, a plataforma já alcança mais de 48 mil acessos vindos de 114 países, com uma média de 480 acessos diários ao site. “A Cubo Play nasceu em plena pandemia e pensada para além dela, com o objetivo de incentivar e permitir que os artistas possam ter um ambiente agradável e profissional para suas performances”, afirma Claudio Fagundes, diretor da Cubo Filmes. “Nosso objetivo é oferecer um conteúdo de alta qualidade com excelência de som e imagem para os usuários, além de proporcionar oportunidades de trabalho com segurança para a classe artística, impossibilitada neste momento de voltar aos palcos”, revela.
“Com a facilidade de comercializar ingressos ilimitados, os produtores também conseguem oferecer um valor mais acessível de ingresso, promovendo acessibilidade não somente para os espectadores que não estão em Porto Alegre, como também pelo acesso com valores mais baixos que ingressos presenciais”. O ticket médio custa R$ 15,00 nos lotes iniciais das atrações.
Já passaram pela plataforma shows de artistas e grupos como Nenhum de Nós, Marmota Jazz, Diego Ferreira Quarteto, Lisandro Amaral, Zé Caradípia, Nei Van Sória, Marcelo Gross, Rock de Galpão, Império da Lã, Anka Brasil, entre outros. Além de receber os artistas e atrações nos estúdios da produtora, a Cubo Play também transmite eventos de outros locais, como a Copa Evolution de Jiu Jitsu e atrações ao vivo do Espaço 373.
Além das transmissões ao vivo, a Cubo Play oferece programas e conteúdos que podem ser consumidos on demand. Estão disponíveis uma série de entrevistas com as atrações da plataforma, pelo podcast da Cubo Play, em vídeo e também em áudio nas plataformas de streaming, e os podcasts Enchendo os Canecos, apresentado pelo músico, designer gráfico, técnico de áudio e som direto Marcelo Calçada, e A História do Disco, que disponibiliza parte das entrevistas do programa em vídeo.
Para conhecer mais a plataforma, acesse: www.cuboplay.com.br | https://www.facebook.com/
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Fonte: Assessoria de Flor em Flor
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário