add_action('wp_head', function(){echo '';}, 1);{"id":70412,"date":"2025-03-22T12:10:08","date_gmt":"2025-03-22T14:10:08","guid":{"rendered":"https:\/\/www.ecult.com.br\/?p=70412"},"modified":"2025-03-22T12:10:10","modified_gmt":"2025-03-22T14:10:10","slug":"arquiteta-simone-neutzling-anuncia-novas-etapas-de-restauracao-da-catedral-de-pelotas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ecult.com.br\/topo\/arquiteta-simone-neutzling-anuncia-novas-etapas-de-restauracao-da-catedral-de-pelotas","title":{"rendered":"Arquiteta Simone Neutzling anuncia novas etapas de restaura\u00e7\u00e3o da Catedral de Pelotas\u00a0"},"content":{"rendered":"\n
O sol da manh\u00e3 atravessava as janelas, jogando luz no assoalho de madeira. O cheiro do caf\u00e9 quente, espalhado pelo Sal\u00e3o Paroquial S\u00e3o Jos\u00e9, misturava-se \u00e0 poeira das imagens dos santos que decoravam o ambiente. Jornalistas ajeitavam cadernos e microfones; alguns captavam imagens com c\u00e2meras fotogr\u00e1ficas e celulares. A arquiteta Simone Neutzling, ao iniciar a apresenta\u00e7\u00e3o, encarava a plateia com um olhar entusiasmado \u2013 prestes a anunciar as novas etapas do projeto mais longevo de sua carreira.<\/p>\n\n\n\n
Simone Neutzling est\u00e1 h\u00e1 dezesseis anos dedicada \u00e0 restaura\u00e7\u00e3o da Catedral S\u00e3o Francisco de Paula. Ao longo desse per\u00edodo, foram realizadas restaura\u00e7\u00f5es no sal\u00e3o paroquial, terra\u00e7o frontal, janelas, portas, colunas, c\u00fapulas e telhados; limpeza das fachadas; manuten\u00e7\u00e3o dos bancos e, para trazer renova\u00e7\u00e3o \u00e0 nave, a arquiteta trabalhou na remodela\u00e7\u00e3o do altar-mor. Claro que, para n\u00e3o deixar d\u00favidas, caso por aqui apare\u00e7a um leitor antenado em hist\u00f3ria ou arquitetura e tenha cogitado um pensamento sobre descaracteriza\u00e7\u00e3o: o trabalho da Simone \u00e9 coisa fina. E o novo mobili\u00e1rio do altar seguiu a Instru\u00e7\u00e3o Geral do Missal Romano (IGMR) para a liturgia.<\/p>\n\n\n\n
Nesta sexta-feira (21.mar), a arquiteta anunciou os tr\u00eas novos projetos que ser\u00e3o executados em 2025. <\/p>\n\n\n\n
1
Etapa Final da Cobertura (telhado)
Tempo de execu\u00e7\u00e3o: 12 meses
Valor: R$ 1.991.213,11
Realiza\u00e7\u00e3o: Perene Patrim\u00f4nio Cultural
Financiamento: Pr\u00f3-Cultura, governo no Estado do Rio Grande do Sul<\/p>\n\n\n\n
2
Restaura\u00e7\u00e3o das Fachadas
Tempo de execu\u00e7\u00e3o: 8 meses
Valor: R$ 600 mil
Realiza\u00e7\u00e3o: IPAHN
Financiamento: Emendas parlamentares dos deputados Daniel Trzeciak (PSDB) e Dionilso Marcon (PT).<\/p>\n\n\n\n
3
Qualifica\u00e7\u00e3o da Reserva T\u00e9cnica
Tempo de execu\u00e7\u00e3o: 6 meses
Valor: R$ 185 mil
Realiza\u00e7\u00e3o: Ato Produ\u00e7\u00e3o Cultural
Financiamento: Lei Rouanet<\/p>\n\n\n\n
Durante a apresenta\u00e7\u00e3o, explicando os detalhes da etapa final da cobertura, Simone Neutzling falou sobre as t\u00e9cnicas e os materiais originais da edifica\u00e7\u00e3o. Ela lembrou que a primeira obra feita na Catedral foi no pr\u00f3prio Sal\u00e3o S\u00e3o Jos\u00e9, onde est\u00e1vamos, e contou uma curiosidade: \u201cQuando n\u00f3s retiramos um arm\u00e1rio aqui do sal\u00e3o, a gente descobriu essa parede com essas inscri\u00e7\u00f5es. Essas inscri\u00e7\u00f5es s\u00e3o os desenhos que o mestre de obras fazia durante a constru\u00e7\u00e3o. Inclusive, temos a assinatura dele ali, com a data e o nome. Ent\u00e3o, podemos ver que ele fez v\u00e1rios croquis passando explica\u00e7\u00f5es para a equipe. Ali em cima, a gente enxerga letras do alfabeto. E foi muito interessante quando descobrimos que essas letras s\u00e3o a mesma nomenclatura que tem nas tesouras. Porque, provavelmente, eles montavam as tesouras aqui embaixo e depois iam subindo as pe\u00e7as para estruturar o telhado\u2019\u2019, disse a arquiteta, olhando para os desenhos, como se estivesse vendo os antigos mestres erguerem o pr\u00e9dio.<\/p>\n\n\n\n
Tamb\u00e9m \u00e9 interessante que, de modo geral, quando se fala em patrim\u00f4nio, as pessoas imaginam uma edifica\u00e7\u00e3o. No entanto, entre os novos projetos da Catedral, o de qualifica\u00e7\u00e3o da reserva t\u00e9cnica vai al\u00e9m da estrutura arquitet\u00f4nica e traz um olhar para o restauro e o armazenamento ideal do acervo da institui\u00e7\u00e3o. Nesse acervo, h\u00e1 pap\u00e9is, pinturas, tecidos, obras de arte, pe\u00e7as em metal e madeira, ou seja, os documentos e os ornamentos que integram a hist\u00f3ria da Catedral. E, como conhecemos bem a umidade de Pelotas, sabemos o quanto esses objetos s\u00e3o danificados pela intemp\u00e9rie.<\/p>\n\n\n\n
Logo, para conter os desgastes do tempo, \u00e9 preciso tomar precau\u00e7\u00f5es. Em torno de ideias como essa, Simone Neutzling criou a Perene Patrim\u00f4nio Cultural, uma organiza\u00e7\u00e3o multidisciplinar que atua tanto com demandas arquitet\u00f4nicas, como, muito importante, na conscientiza\u00e7\u00e3o da preserva\u00e7\u00e3o patrimonial. \u201cNosso objetivo maior \u00e9 a preserva\u00e7\u00e3o do patrim\u00f4nio. \u00c9 fundamental tamb\u00e9m promover o envolvimento e a participa\u00e7\u00e3o da comunidade, porque n\u00f3s restauramos com as pessoas e para as pessoas\u2019\u2019, disse a arquiteta.<\/p>\n\n\n\n
Essa \u00e9 uma declara\u00e7\u00e3o de quem tem um repert\u00f3rio com mais de 40 projetos em pr\u00e9dios que representam o patrim\u00f4nio hist\u00f3rico, art\u00edstico e cultural do Rio Grande do Sul. Uma profissional que n\u00e3o hesita em dizer: \u201cRestaura\u00e7\u00e3o \u00e9 a pior a\u00e7\u00e3o que pode acontecer. Quando a gente restaura, \u00e9 porque a gente n\u00e3o cuidou, a gente n\u00e3o deu manuten\u00e7\u00e3o\u2019\u2019. No encerramento da apresenta\u00e7\u00e3o, Simone apresentou uma iniciativa chamada Escola de Restaura\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
A Perene Patrim\u00f4nio Cultural, durante os seus projetos de restauro, tem como estrat\u00e9gia de preserva\u00e7\u00e3o estimular na comunidade local um valor de pertencimento. Para refor\u00e7ar esse objetivo, a Escola de Restaura\u00e7\u00e3o vai proporcionar uma experi\u00eancia imersiva e pr\u00e1tica, voltada para estudantes e profissionais que desejam atuar com patrim\u00f4nio edificado. Segundo a arquiteta Simone Neutzling: \u201c\u00c9 importante que essa capacita\u00e7\u00e3o seja extremamente pr\u00e1tica e divertida, para que no final desse processo, outros profissionais tenham interesse em atuar corretamente quando os projetos necessitarem de manuten\u00e7\u00e3o\u2019\u2019. <\/p>\n\n\n\n
Foi ent\u00e3o que, ao final da apresenta\u00e7\u00e3o, Simone Neutzling, olhando para as pessoas, abriu um largo sorriso. Foi poss\u00edvel enxergar contentamento em sua express\u00e3o, um gesto de felicidade. Talvez por estar avan\u00e7ando nesse grande projeto de sua carreira, ou, pelo fato de desenvolver sua voca\u00e7\u00e3o como algu\u00e9m que emprestou \u00e0 arquitetura todo tempo e dedica\u00e7\u00e3o, e nunca se preocupou em pedi-los de volta.<\/p>\n\n\n\n
***<\/strong><\/p>\n\n\n\n No subsolo da nave, entre paredes que guardam s\u00e9culos de hist\u00f3ria, a equipe da Perene Patrim\u00f4nio Cultural decidiu fazer um aceno para o futuro. Uma c\u00e1psula do tempo, repleta de registros e mem\u00f3rias da restaura\u00e7\u00e3o da Catedral S\u00e3o Francisco de Paula, foi depositada ali. \u00c9 uma mensagem silenciosa para aqueles que, um dia, ter\u00e3o a miss\u00e3o de preservar esse patrim\u00f4nio. <\/p>\n\n\n\n Confira fotografias da cerim\u00f4nia:<\/strong><\/p>\n\n\n ***<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Tr\u00eas novos projetos ser\u00e3o executados em 2025 na Catedral S\u00e3o Francisco de Paula. <\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":32,"featured_media":70413,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"om_disable_all_campaigns":false,"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"footnotes":""},"categories":[2009,28,19],"tags":[1499,1378,2041,69],"class_list":["post-70412","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-arquitetura","category-especial-ecult","category-topo","tag-arquitetura","tag-catedral","tag-patrimonio-2","tag-pelotas"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ecult.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/70412","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ecult.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ecult.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ecult.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/32"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ecult.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=70412"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.ecult.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/70412\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":70424,"href":"https:\/\/www.ecult.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/70412\/revisions\/70424"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ecult.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/70413"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ecult.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=70412"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ecult.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=70412"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ecult.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=70412"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}<\/figure><\/div>\n\n
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