Universidade Federal de Pelotas – UFPel comemora 20 anos de Design

Fundado em 1999, o curso de Bacharelado em Design Gráfico, pertencente ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), comemora 20 anos de existência em 2019.

Nove anos após a criação desse curso, foi inaugurado o Bacharelado em Design Digital, o qual completou 10 anos de existência em 2018. Até o momento, o curso de Design Gráfico já formou 293 profissionais, enquanto o curso de Design Digital formou outros 90, sendo que muitos seguem na área atuando pelo Brasil, já outros estão desempenhando funções em empresas internacionais. Dados como estes mostram o reconhecimento de nossos cursos da UFPel e nos incentivam a seguir aprimorando e acreditando no potencial de nossos alunos.

Mais de 45 docentes já contribuíram com essa história, com o desenvolvimento e estruturação dos cursos, incluindo-se aí professores substitutos e efetivos, além de tantos técnicos-administrativos e funcionários terceirizados que também foram e são indispensáveis para o funcionamento efetivo dessas graduações. Além disso, esse é um ano importante para a UFPel, que completa seu cinquentenário, apesar de sua origem ser anterior aos 50 anos de existência, pois sua mais antiga unidade, a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, foi criada em 1883.

Com mais de 18 mil estudantes de todo o Brasil e do Exterior, a UFPel é uma importante referência para o país, com 92 cursos de graduação, cinco cursos de graduação à distância, 27 cursos de especialização, 44 cursos de mestrado e 27 cursos de doutorado, em todas as áreas de conhecimento.

Em 2019, a UFPel se encontra em constante processo de recriação, aproximando culturas e saberes, diminuindo desigualdades e promovendo a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento total da sociedade. Em razão deste ano significativo e que merece ser comemorado, no decorrer dos próximos meses ocorrerão ações alusivas às festividades de aniversário do curso integradas às da Universidade, buscando envolver a comunidade acadêmica, bem como interessados externos ao Centro de Artes, no intuito de resgatar e enaltecer a passagem dos 20 anos do Design/UFPel.

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências, as festividades terão início com uma palestra de inauguração das atividades comemorativas, no início de junho. Além disso, serão promovidas outras palestras, mesas-redondas, exposições e oficinas ao longo de 2019.

Também será realizado, com a temática de aniversário do curso, o 9º SulDesign, evento que acontecerá entre os dias 02 e 06 de setembro, o qual abrange, além das ações já citadas, seções científicas (com alunos graduandos, mestrandos e doutorandos do Centro de Artes e de outras instituições), oficinas variadas e o Festival de Design, que expõe e premia trabalhos de alunos dos cursos nas mais variadas categorias.

Pode-se destacar que essa comemoração será uma oportunidade de socialização riquíssima para docentes e acadêmicos da instituição, assim como também àqueles externos e demais interessados, que poderão desfrutar das atividades propostas, além de ser um excelente espaço para promoção da Universidade em um ano tão importante para sua história. Sendo assim, apresentamos neste documento informações sobre a programação inicial prevista, inaugurando as comemorações dos 20 anos do Design/UFPel.

No próximo dia 10 de junho (segunda-feira), a partir das 18h30min, no Auditório II do Centro de Artes da UFPel (Rua Álvaro Chaves, 65), acontecerá a primeira palestra, com a presença de dois profissionais, convidados a discutirem sobre a construção dessa área de atuação: Fabrício Tarouco e Carlo Franzato, ambos professores e pesquisadores importantes para o campo do Design, vinculados à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de Porto Alegre/RS.

Tarouco é egresso da casa e Franzato é de origem italiana. A entrada é franca e aberta a todos os interessados. A seguir, incluímos um breve currículo dos referidos palestrantes.

Fabrício Tarouco é Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Design Estratégico, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realizou Estudos Avançados em Lenguajes y Sistema Informativos pela Universidad de Zaragoza (Espanha). Graduado em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É também Especialista em Informática Gráfica pela UCPel. Trabalhou na UFPel entre os anos de 2001 e 2003. É professor da área de Design da Unisinos desde 2007. Coordenou a Especialização em Design Gráfico da Unisinos entre 2008 e 2010. Desde 2011 atua como Coordenador do Bacharelado em Design da Unisinos.

Em 2015 assumiu uma vaga de pesquisador do Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, na Linha 1 – Cidades, já tendo orientado diversas dissertações. Possui experiência nas áreas de Design Territorial e Cidades Criativas, tendo atuado como professor nos cursos de Design, Comunicação Digital, Arquitetura, Moda e Gestão Cultural. Vem coordenando pesquisas e projetos com foco em territórios, entre eles os projetos “Design Territorial aplicado a Santo Ângelo” e “Agenda Carlos Barbosa 2030”. Também foi membro do Conselho de Design do Jornal Zero Hora e do Conselho Editorial da Revista D2B Magazine editada pelo GAD Design, além de ser Consultor Ad hoc da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS para projetos da Indústria Criativa.

Carlo Franzato é designer e Doutor em Design pelo Politecnico di Milano. É Decano da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), uma Escola voltada para a pesquisa, a prática e a crítica dos processos da criatividade e da produção cultural. Trabalha com articulações transversais entre os Programa de Pós-Graduação em Design, Comunicação e Linguística aplicada, os Cursos de Graduação em Design, Design de Produto, Moda, Comunicação Digital, Fotografia, Gastronomia, Jogos Digitais, Jornalismo, Letras, Produção Fonográfica, Publicidade e Propaganda, Realização Audiovisual, Relações Públicas, os Cursos de Especialização em Comunicação Organizacional, Cultura Digital e Redes Sociais, Audiovisual e Convergência de Mídias, Branding, Inovação e Prototipagem do Sistema Produto-Serviço, Moda, Empreendedorismo Criativo e Food Design Innovation.

Na Unisinos, é professor dos Cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Design, atuando como orientador em todos os níveis acadêmicos e como supervisor de Pós-Doutorado. Na perspectiva da complexidade e no escopo metodológico do design estratégico, sua pesquisa tem como tema central as redes de projeto que se constituem com a abertura do processo de design para as inúmeras colaborações projetuais estabelecidas entre os atores dos ecossistemas criativos: designers e outros profissionais, empresas e outras organizações, usuários e cidadãos. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais sobre design estratégico, metaprojeto, codesign e design participativo.

Desenvolve projetos de desenvolvimento tecnológico e extensão financiados por órgãos governamentais e pela iniciativa privada. É editor da revista Strategic Design Research Journal e membro de diversos comitês editoriais de outras revistas nacionais e estrangeiras. É organizador de eventos científicos nas áreas do projeto como o International Forum of Design as a Process, o Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS) e o Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS). É organizador de eventos acadêmicos voltados para a comunidade estudantil, como a Semana do Empreendedorismo e da Inovação e a Mostra de Iniciação Científica. Integra o Grupo de Pesquisa em Design estratégico: inovação cultural e social.

É membro da rede internacional de pesquisa Latin Network for the Development of Design Processes, da rede internacional de ensino Red de Diseño e Innovación Social e da rede internacional de Laboratórios de – Design for Social Innovation and Sustainability – (DESIS), sendo gestor do SeedingLab. Já foi professor convidado por diversas instituições nacionais e também estrangeiras, como o Politecnico di Milano (Itália), a Universidad Iberoamericana (México), o Tecnológico de Monterrey (México), a Università di Bologna (Itália), a Universidad Rafael Landivar (Guatemala) ou a Universidad de Caldas (Colômbia).

É membro do Comitê Municipal de Economia Criativa (CMEC) de Porto Alegre e do Conselho de Professores da Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (ZISPOA). Já foi orador em diversos eventos de Design, Arquitetura, Engenharia, Administração, e atua na divulgação científica do design colaborando com associações profissionais, organizações de promoção do design e veículos de comunicação.

Vale ressaltar, também, que todas as programações previstas são momentos oportunos para divulgação de empresas que queiram colaborar com o projeto, que se estende no decorrer deste ano. Até o momento já contamos com o patrocínio e apoio de algumas empresas parceiras, da nossa região, cuja colaboração tem sido imprescindível para a efetivação das atividades comemorativas. São elas: Possible Brasil, Prodigious Brand Logistics BR, Garupa Design, Incomum – Comunicação Estratégica, Dex01 Design, Papel Mix Papelaria, M. O. Comunicação Visual, Adere Comunicação Visual, Casarão Imóveis, Salcedo Transportes e Orion Gastronomia Intuitiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *