14ª Festa do Mar expõe cultura internacional


Foto: Monica Bandeira - Especial DP

Com mais de 220 estandes, a 14ª Festa do Mar possui entre seus expositores uma diversidade étnica. Há comerciantes de várias cidades do Brasil e do Mundo, como Peru, Senegal e Uruguai que participam com o objetivo principal de promover seus trabalhos.

Foto: Monica Bandeira - Especial DP

O expositor peruano Wilfredo Loriza, de 33 anos, participa da Festa do Mar pela primeira vez e se diz satisfeito com a divulgação do seu trabalho. O comerciante ficou sabendo da 14ª edição pela internet. Os produtos são acessórios femininos como anéis, colares e braceletes. Wilfredo conta que ele e sua família produzem os acessórios e que eles são feitos de prata, alguns com pedras naturais, como turquesa e outros com conchas. Ele expõe o seu trabalho na Expocais, localizado na saída da Expodesenvolvimento ao longo da orla da Laguna dos Patos.

A cultura africana também está em exposição nesta nova edição da festa, com o expositor do Senegal, Abdoulaye Sow, de 55 anos, que oferece através de seus produtos uma oportunidade dos visitantes conhecerem um pouco desta cultura. Ele produz máscaras africanas e esculturas em madeira, e também expõe bijuterias feitas por artesãs de Senegal. O estande está situado na Expoútil 1 (Armazém 2), localizado entre o pavilhão do Museu do Porto e a Expoútil2.

Ennquanto seus ancestrais utilizavam madeiras leves, Abdoulaye utiliza madeiras pesadas na produção de suas esculturas e máscaras. Além disso, cada máscara possui uma história. Desta forma, Abdoulaye explica a todos os visitantes o que cada produto significa e um pouco da cultura de seu povo.

Os visitantes podem conhecer esses e diversos outros estandes até o domingo de Páscoa (8). A 14ª Festa do Mar fica aberta das 10h às 23h.

Fonte: diariopopular.com.br