E-book Sopaporiki de Richard Serraria tem lançamento neste sábado (19)


Aquarela Diego Dourado

Os encontros mensais sobre o projeto cultural Sopaporiki, do cancionista, músico, pesquisador e poeta Richard Serraria, seguem neste mês de junho com a agenda marcada para o próximo sábado (19), com transmissão ao vivo pelo facebook da Escola de Poesia, a partir das 20h.

Desta vez, Richard estará com o multiartista paraibano, residente em Belo Horizonte/MG, Babilak Bah. A conversa contará também com Ediane Oliveira, jornalista e produtora cultural, de Pelotas/RS.

O inovador projeto cultural Sopaporiki carrega a cosmogonia do tambor negro sul riograndense e conta parte da origem, os princípios e as doutrinas dos doze orixás do Batuque de Nação Oyó Idjexá no sul da Pachamama (América do Sul), em livro impresso, eBook e audiobook. Para esta conversa de sábado, o foco será o lançamento oficial do ebook, que estreia a novidade que a Editora Escola de Poesia apresenta: todos os títulos produzidos pela editora terão, portanto, a versão e-book também.

De acordo com o autor, Richard Serraria, desde o início da ideia do projeto Sopaporiki, foram pensadas em diferentes formas e diferentes suportes: “A oralidade, gênese desse trabalho, exige diferentes espaços de expressão na busca de aproximação da completude que é a palavra-corpo-poema”, explicou. A poesia falada sendo levada ao papel, objeto livro, em tempos cibernéticos pede distintas plataformas em busca de aproximação com esse aspecto amplo de expressão, que é a poesia falada praticada ao som do tambor sopapo: “Quando surgiu o livro, imediatamente pensei na dimensão do epub, suporte contemporâneo bastante disseminado. Antes veio o áudio livro com 14 vozes femininas negras e indígenas mastigando poesia ao som dos tamboReS do Alabê Ôni. E depois disso tudo virá ainda a performance de palco com tambores e vozes, um retorno ao útero primevo que gerou Sopaporiki: a ideia da tamboralitura, a roda de poesia, epistemologia africana, que é espaço de materialização da poesia”, concluiu Serraria.

O projeto também expressa a urgente necessidade de incorporação das poéticas africanas e dos povos originários ao corpus da Literatura Brasileira. De acordo com Richard, que já possui uma longa estrada e conexão com a literatura, sendo escritor e doutor em Literatura Brasileira, a forte presença do plurilinguismo da língua “Pretuguesa” falada no Rio Grande do Sul, com elementos da língua iorubá e das várias línguas bantas atestam a amefricanidade – termo alcunhado pela intelectual negra Lélia Gonzales ao referir-se à diáspora e à experiência indígena contra a dominação colonial.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

O encontro poético afro-sul riograndense e paraibano
A aproximação de Serraria e Babilak surgiu em 2012, no Rio de Janeiro, quando Richard realizou um show com Pampa Esquema Trio, na Arena Socioambiental, da RIO+20. A convergência dos trabalhos de música, poesia e expressão negra entre ambos artistas se mostrará ainda mais na conversa que contará com destaques para suas obras literárias.

Babilak Bah é um multiartista paraibano e transita por várias linguagens, como a música, literatura, artes visuais e arte educação. O quarto livro de poemas “Diáspora Descontente”, que, de acordo com autor, foi escrito nos últimos três anos, apresenta questões do indivíduo negro na sociedade brasileira e a luta antirracista. O artista afirma que a obra é um projeto poético, que segue a linha da discussão da literatura negra brasileira contemporânea.

A live Ebó Ebook Sopaporiki terá transmissão ao vivo, às 20h, no próximo sábado (19), pela página da Escola de Poesia: facebook.com/escoladepoesia

Para ouvir, ler e sentir
O áudiolivro que conta com vozes de mulheres negras e indígenas está disponível nas redes oficiais de Richard Serraria, podendo ser ouvido gratuitamente nas plataformas virtuais: Anchor, Soundclound e Youtube.

O livro, que é editado pela Escola de Poesia, com curadoria da poeta Eliane Marques, tem prefácio de autoria de Eliana Mara Chiossi, escritora paulistana radicada no Rio de Janeiro e pode ser adquirido em Porto Alegre através da Livraria Taverna ou pelo site: Ou pelo site: livrariataverna.com.br

Encomendas podem ser feitas diretamente pelo whats da Escola de Poesia: 51 9171-7788.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*