Edição especial do Projeto Janela musical encerra a programação virtual de aniversário da FURG

Integrando a programação alusiva aos 51 anos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o projeto Janela Musical terá uma edição especial neste sábado e um novo formato.

A proposta será reforçar a presença da comunidade nas comemorações. Participarão trabalhadores, servidores, docentes e estudantes que com seus rostos e vozes celebram e homenageiam a universidade. A atração ocorre às 20h30 deste sábado, 22, na página da FURG no Facebook.

A diretora de Arte e Cultura, Débora Amaral explica a proposta: “Compreendemos a necessidade de celebrar as presenças, mesmo em meio a tantas perdas, porque a universidade pública é uma presença importante na vida das pessoas, dos municípios em que a FURG está presente e das regiões em seu entorno, e esta edição especial vai inovar também no formato porque vamos apresentar algumas poesias e falas como costuras entre as músicas“.

Com a impossibilidade das comemorações presenciais, além do Janela Musical, foram pensadas outras atividades culturais para marcar os 51 anos da instituição.

O Movimento Coral da FURG apresenta a comunidade sua primeira experiência com coro virtual. “O trabalho do coro virtual é considerado uma nova modalidade porque é completamente diferente do fazer tradicional do coral, demanda uma preparação de cada integrante e um domínio das novas tecnologias, foi um trabalho que demandou tempo e união do grupo e esperamos que a comunidade aprecie”, comenta a regente do coral  Silvia Zanatta.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, salienta a importância deste momento de celebração. “O período é complexo e desafiador, seja pela pauta política, seja pela pandemia, mas merece ser comemorado, pois o aniversário é um dos momentos do ano em que podemos refletir com mais intensidade a defesa do patrimônio público, bem como rememorar todos que construíram e contribuíram com a FURG ao longo das décadas. As atividades culturais foram planejadas e realizadas de forma remota, mas com criatividade e comprometimento. São experiências que envolvem linguagens artísticas como poesia e música, mas também com breves depoimentos sobre como as pessoas se sentem felizes estudando e trabalhando nos espaços que compõe nossa FURG”, reforça o pró-reitor.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

A partir da indagação “Sou feliz na FURG quando…” alguns estudantes foram convidados para relatarem suas experiências e percepções sobre a universidade. A proposta buscou trazer a voz dos estudantes para celebrar a existência da universidade, e por reconhecer que são os estudantes a razão dessa existência. O vídeo conta com a participação de estudantes dos diferentes campi da FURG.

Sobre Deco Rodrigues 6497 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*