“Reflexões” no Simões Lopes


João Tavares
Poeta, compositor e músico João Tavares realizou audição em fevereiro

Poemas, canções e a palavra sobre a arte no cotidiano. Programação da audição “Reflexões” a 27 de fevereiro. Apresentação do escritor, compositor e músico pelotense João Tavares. Em duas horas, vinte canções, versos e abordagem acerca da realidade que desumaniza. Folk, milonga, chamarra e rock, alguns dos ritmos que embalam letras de João. Como amostra da poesia do autor, versos de “O Peso dos Dias” – ver box -, escritos neste ano. E a letra da milonga “Distâncias” – abaixo -, interpretada ao violão. Não houve cobrança de ingresso e o público colaborou espontaneamente. Apoio de Woodstock Discos. “Reflexões” foi no G. E. Flamengo – rua Clóvis Bevilaqua nº 69 – no bairro Simões Lopes.

HISTÓRIA – Desde a infância ele está ligado à música, quando começou a aprender violão. Na adolescência, integrou bandas como “Savanas”, “Decibéis” e “Rerum Novarum”. Anos oitenta, e o período como músico profissional, apresentando-se em espaços como “Altamente” e a antológica “Pastelaria”. Nos anos noventa, dedicou-se a diferentes atividades e durante período esteve fora de Pelotas. Há quatro anos, retomada das apresentações através do incentivo de amigos. Entre os eventos, programações alusivas ao Dia do Trabalhador. Ao final do ano passado, João tocou na Casa do Joquim. Ele reflete: “Minha criação valoriza o texto, sou de geração que privilegiou a mensagem. A música é o meio para expressar o que tenho a dizer. E falo do que acontece comigo, interpreto e questiono, em relação à época do instantâneo e descartável. O mundo que só nos aceita pelo que podemos consumir”.

BAIRROS – O projeto “Reflexões” será estendido aos bairros. A ideia é estabelecer circuito de apresentações na periferia. Conforme João, a perspectiva também é que o repertório possa ser gravado em CD. Contatos com o músico através do fone: 9112.5950.

Carlos Cogoy
Jornalista, Editor de “Cultura” do jornal Diário da Manhã. Professor de Filosofia – Pelotas/RS.
E-mail: [email protected]
Foto: Vilmar Tavares – visite: www.flickr.com/photos/tavaresvilmar
Fonte: www.3milenio.inf.br