E-Nômades, documentário sobre nômades digitais, está disponível online


Foto: enomades makingof

Curta-metragem dirigido por Lucas Rangel Pinto traz três histórias de pessoas que não possuem sede fixa e trabalham pela internet.

Foto: enomades makingof
Foto: enomades makingof

Está disponível online o documentário E-Nômades, de Lucas Rangel Pinto. O projeto reúne três personagens que trocaram suas carreiras e sede fixa para viverem sem CEP e trabalharem pela internet, de qualquer canto do mundo, desde que tenham WIFI. Gravado em 2016 em Nova York (EUA), Lima (Peru) e San Andres (Colômbia), E-Nômades conta as histórias do personal trainer norte-americano Steve Maxwell, o administrador e organizador de cruzeiros para nômades digitais alemão Johannes Voelkner e o Consultor internacional de desenvolvimento de negócios brasileiro Fabio Martinazzo.

Maxwell, 63 anos, vive das consultorias online sobre saúde e atividade física, além de seminários, que aproveita para viajar pelo mundo. Sua vida, minimalista, cabe em uma mochila. “Gosto de sentir o peso do que levo comigo nas costas. Se está demais, é por que estou levando coisas que não preciso comigo”, revela. Voelkner iniciou sua vida de nômade digital em 2007 e hoje em dia promove cruzeiros pelo mundo para nômades digitais. Martinazzo está participando de um projeto intitulado Remote Year, onde por um ano um grupo de 75 pessoas de diversas idades, formações e partes do mundo se reúne para viver por um mês em cada cidade estabelecida pelo projeto. “O que mudou desde que eu me tornei um nômade digital é que eu sou mais feliz, eu me sinto mais responsável pela minha felicidade”, confessa.

“Nossa ideia é mostrar que pessoas que se encontram em lugares opostos do mundo, na verdade estão muito próximas, pois as distâncias cada vez são menores e a possibilidades cada vez maiores”, declara o diretor. E-Nômades busca retratar o dia-a-dia destas pessoas, suas experiências, histórias de vida, desafios, julgamentos da sociedade, julgamento de familiares, o que as fez decidir trabalhar remotamente e como isso afetou a sua noção de mundo.

O filme de 15min tem roteiro, direção de fotografia de Pinto, pesquisa de Mariana Pires, câmeras e som direto de Hallan Batman e Ale Vax, finalização de Mauris Hanssen, trilha sonora e sound design de Naum Gallo, motion effects e Diego Kasper e art design de Leo Lage. O filme está disponível na página do projeto no facebook, pelo site da Skylab Filmes e no YouTube:

E-Nômades
Ficha técnica:
Protagonistas: Steve Maxwell, Johannes Voelkner e Fábio Martinazzo
Roteiro, direção, direção de fotografia e montagem: Lucas Rangel Pinto
Pesquisa: Mariana Pires
Cameras e som direto: Hallan Batman e Ale Vax
Finalização: Mauris Hanssen
Trilha sonora e sound design: Naum Gallo
Motion effects: Diego Kasper
Art Design: Leo Lage
Gravado em Nova York/EUA, Lima/Peru e San Andres/Colombia

Fonte: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*