Roteiro Pelotas Colonial é divulgado ao trade turístico da região


Reprodução

Reprodução
Reprodução

No próximo sábado, 16, o projeto do Sebrae/RS, Hospitalidade na Costa Doce, em parceria com o grupo de empreendedores do Pelotas Colonial, promove um passeio turístico na zona rural de Pelotas. O roteiro terá uma saída da Câmara do Comércio do Rio Grande, às 7h30min, uma vez que o objetivo principal é promover o passeio entre os meios de comunicação e empresas ligadas ao trade turístico da Região Sul do Estado. O passeio é direcionado à imprensa em geral, trabalhadores dos meios de hospedagem da cidade do Rio Grande e Pelotas, bem como aos restaurantes, guias de turismo e demais atores da cadeia produtiva do Turismo destes dois municípios. O objetivo principal é incrementar a visitação dos produtos turísticos do grupo.

Segundo a consultora externa de Turismo do Sebrae, Rita Michelon, a praia do Cassino e o balneário Laranjal recebem um grande número de visitantes de outras cidades, o que aumenta também a procura por serviços e outros pontos turísticos próximos. “A temporada de verão atrai muitos turistas. Por isso é preciso criar alternativas a fim de atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento do setor na região”, declara.

Pelotas Colonial é um roteiro que reúne empreendedores dos setores de hospedagem, alimentação, cultura, lazer, arte e educação ambiental da zona rural do Município. Reduto das colonizações italiana, francesa, africana e pomerana, a região oferece trilhas ecológicas pela mata, visita a museus, passeios a cavalo, banhos de cachoeira, rusticidade de construções antigas, além da gastronomia típica.

Os visitantes têm ainda à disposição as delícias tradicionais da gastronomia colonial pelotense, composta por produtos como suco de butiá, cucas caseiras, biscoitos amanteigados, geleia de hibisco, salame e queijo.

O roteiro turístico é composto por pequenas propriedades rurais localizadas em meio a belas paisagens e atrações como cachoeiras, trilhas ecológicas, antigas construções, aliados à gastronomia colonial e um atendimento familiar, feito por pessoas dispostas a mostrar o que a região tem de melhor.

O roteiro Pelotas Colonial é constituído por 15 empreendedores da zona rural de Pelotas. O grupo integra o projeto Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo na Costa Doce, ação impulsionada pelo Sebrae/RS e por secretarias municipais de Turismo de 13 municípios da Metade Sul do Estado. O Projeto APL de Turismo na Costa Doce tem a participação de 230 micro e pequenas empresas dos setores de hospedagem, alimentação, roteiros turísticos e agências de viagens.

Os visitantes podem procurar os passeios nas agências de viagens do Rio Grande e Pelotas. Mais informações no site www.pelotascolonial.com.br. O roteiro oferecido neste sábado será compreendido por visitas aos seguintes locais: Pousada do Moinho; Vinhos Nardello; Templo das Águas; Restaurante Gruppelli (almoço); Cachoeira do Arco-Íris, Família Camelato; Vinhos João Bento; Chácara dos Pinus (café).

Fonte: www.jornalagora.com.br