Festival Bruce Lee chega em Pelotas com exibição de 4 clássicos das artes marciais


Programação começa nesta quinta e vai até o dia 16 de dezembro; os filmes em cartaz são “O Dragão Chinês”, “O Voo do Dragão”, “A Fúria do Dragão” e “Jogo da Morte”.

Nunca houve – e dificilmente haverá – um mito tão reverenciado e cultuado nas artes marciais do que Bruce Lee. Ator, roteirista, diretor, coreógrafo e criador da revolucionária arte marcial Jeet Kune Do, Bruce Lee completaria 75 anos no último dia 27 de novembro.

Em homenagem ao astro, o Cineflix do Shopping Pelotas em parceria com a Sato Company realiza o Festival Bruce Lee | 75 Anos em Mogi Guaçu, com a exibição em cópias digitais de alta resolução, totalmente remasterizadas, de quatro dos mais importantes longas-metragens do lendário ator: “O Dragão Chinês” (1971), “A Fúria do Dragão” (1972), “O Voo do Dragão” (1972) e “Jogo da Morte” (1978). Os filmes serão exibidos entre o dia 10 e 16 de dezembro, sempre às 19h30. Para conferir a programação, basta acessar www.cineflix.com.br.

Tratam-se dos filmes originais e sem cortes que incluem cenas nunca exibidas nas versões lançadas em homevideo ou exibidas na TV. Esta é a primeira vez que esses quatro títulos serão exibidos nos cinemas brasileiros com idioma original, já que as cópias exibidas na década de 1970 eram dubladas em inglês.

bruce_lee(3)“O Dragão Chinês”, lançado em 1971, marca o apogeu da carreira de Bruce Lee no cinema, posicionando-o como protagonista da história na pele de um jovem que, diante de desaparecimentos de algumas pessoas próximas, se vê obrigado a quebrar um juramento que fez à família de nunca mais se envolver em brigas. No ano seguinte, Lee estrelaria dois de seus maiores sucessos comerciais e artísticos: “A Fúria do Dragão” e o icônico “O Voo do Dragão”, com a inesquecível luta do século no Coliseu entre Bruce Lee e um jovem Chuck Norris em seu primeiro papel no cinema.

Por fim, o Festival Bruce Lee | 75 Anos exibe o último filme do astro, “Jogo da Morte” – título emblemático –, que foi uma das principais referências do diretor Quentin Tarantino para compor a última cena final de “Kill Bill: Volume 1”, em que a personagem de Uma Thurman veste um macacão amarelo emulando Lee e vai em busca de vingança.

Para mais informações e consultar a programação completa, com dias e horários de exibição do Festival Bruce Lee, acesse www.cineflix.com.br.

FESTIVAL BRUCE LEE | 75 ANOS
* FILMES DA PROGRAMAÇÃO – sessões diárias sempre às 19h30.

O DRAGÃO CHINÊS (Hong Kong/ 1971) – 100’
Direção e Roteiro: Wei Lo
Com Bruce Lee, Maria Yi, James Tien
Sinopse: Misteriosos desaparecimentos perturbam a família do jovem Cheng (Bruce Lee), que mudou-se junto com seus primos para trabalhar numa fábrica de gelo. Para resolver o caso, porém, o rapaz será obrigado a quebrar um juramento que fez à família: o de nunca mais se envolver em brigas.

A FÚRIA DO DRAGÃO (Hong Kong/ 1972) – 102’
Direção e Roteiro: Wei Lo
Com Bruce Lee, Nora Miao, James Tien, Robert Baker
Sinopse: Ao voltar para sua antiga escola em Xangai, Chen Zhen (Bruce Lee) recebe a notícia do assassinato de seu velho e querido mestre. Investigando o crime, ele descobre que uma escola rival, envolvida com contrabando de drogas, está por trás do assassinato. Para vingar seu professor, Chen será obrigado a se confrontar com os mais habilidosos e letais campeões de artes marciais.

O VOO DO DRAGÃO (Hong Kong/ 1972) – 100’
Direção e Roteiro: Bruce Lee
Com Bruce Lee, Chuck Norris, Nora Miao, Robert Wall.
Sinopse: Quando Tang Lung (Bruce Lee) chega a Roma para trabalhar no restaurante de seus primos, ele logo percebe que uma organização criminosa está pressionando a família para que o local seja vendido. Tang decide então enfrentar os bandidos, que contratam o famoso lutador norte-americano de artes marciais Colt (Chuc Norris) para tentar derrotá-lo. A luta final, realizada no Coliseu, é um marco nos filmes do gênero.

JOGO DA MORTE (Hong Kong/ EUA, 1978) – 85’
Direção: Robert Clouse e Bruce Lee (não creditado).
Roteiro: Robert Clouse
Com Bruce Lee, Gig Young, Colleen Camp.
Sinopse: Alguém está tentando matar Billy Lo (Bruce Lee), um famoso astro de filmes de artes marciais. Para descobrir quem deseja assassiná-lo, Billy forja sua própria morte, e agora planeja sua vingança.

Fonte: Mariangela Amorim